Coluna vertebral é tema do Podcast Cavalus dessa semana

Programa aborda semanalmente assuntos pertinentes ao meio do cavalo, com convidados especiais e parcerias de peso

Nesta quinta-feira (02), vai ao ar mais um episódio do programa semanal Podcast Cavalus. Dessa vez, o tema abordado é coluna vertebral de equinos, com a apresentação de Adriane Passos e Hélio Itapema, o programa recebe como convidada a médica veterinária Brunna Fonseca, pioneira no estudo da coluna vertebral de equinos no Brasil e, portanto, autoridade no assunto.

Coluna vertebral de equinos

Durante o programa, Brunna destaca que, assim como os humanos, o movimento dos equinos é gerado no centro do corpo, a partir do ‘core’. E, uma disfunção na coluna vai, inevitavelmente, causar uma disfunção nos membros.

“Se o cavalo sente uma dor na pelve, ele vai jogar para as mãos. A gente sabe que o cavalo tem um padrão de locomoção onde ele gera energia só com os pés, diferente do gato e do cachorro, contudo, se ele sente dor atrás, vai começar a usar as mãos, e aí vem as lesões na mão, começa a ter mais peso, sobrecarga”, destacou Brunna no programa.

Para Adriane Passos, falar sobre a coluna vertebral de equinos é um tema de extrema importância, já que isso afeta no desempenho e na própria vida do cavalo. “A Brunna é uma autoridade quando o assunto é coluna vertebral de equinos, por isso a importância do nosso programa, que aborda assuntos que são de fato relevantes para o meio do cavalo e com pessoas que realmente entendem sobre o assunto”.

Podcast Cavalus e parceiros

Por fim, vale reforçar que o Podcast Cavalus contará com 10 episódios lançados em várias plataformas. Além disso, o projeto tem como intuito seguir um formato itinerante, com cada temporada produzida em um local diferente. Nesta primeira temporada, as gravações foram feitas durante a ABRAVEQ, realizada em julho na cidade de Campinas (SP).  Além da parceria com os convidados, o programa conta com o apoio da Integral Mix e Cutter Jeans.

Por Heloisa Alves/Portal Cavalus
Fotos: Reprodução/Youtube

Leia mais notícias aqui.