Como ter e manter um corredor de baias mais seguro

Seu pavilhão de baias tem diversos cantinhos que precisam ser pensados de modo a oferecer, principalmente, segurança para seus cavalos

Se você quer aumentar a segurança dos seus cavalos, visitantes e tratadores, não há lugar mais oportuno para começar do que o corredor de baias. Corredores mal projetados podem ser perigosos, cheios de armadilhas. Mas, a boa notícia é que muitas vezes são situações facilmente solucionáveis. As dicas abaixo podem te ajudar a ter um corredor de baias mais seguro na sua cocheira.

Construa um corredor de baias confortável

Ao construir um estábulo, pense na largura ideal de um corredor. Ela deve variar conforme a necessidade de cada proprietário. O ideal é pensar no uso, finalidade, quantos cavalos e cavaleiros poderão circular no espaço ao mesmo tempo.

Se você tem uma cocheira para uso próprio, onde só você ou sua família irão circular, não há necessidade de um grande corredor. Por outro lado, se a sua instalação é uma hípica ou um haras o planejamento muda. São locais que abrigarão diversos cavalos e ginetes durante as horas ocupadas. Então, deve-se levar em conta ter um espaço mais amplo para a circulação dos usuários.

Além da circulação de cavalos e usuários é necessário pensar em outras maneiras de utilizar o corredor de baias. Por exemplo, circulará algum tipo de maquinário pelo local? Os cavalos serão amarrados no local? Nesse caso, é necessário pensar em um corredor maior.

Invista em pisos de qualidade

O piso também afeta a segurança do corredor em geral. Deve ser durável ao mesmo tempo que também não pode ser muito rígido nas patas do animal. Maleável, mas não tanto, para maximizar a tração do cavalo e manipulador. Seja como for, são características importantes de se ter mesmo quando estiver molhado.

O piso intertravado de borracha é uma escolha conhecida, pois é altamente durável, oferece absorção de impacto e maximiza a tração. Alguns proprietários de haras optam por tapetes de borracha, que são uma opção mais econômica, mas igualmente durável.

Seu corredor de baias tem diversos cantinhos que precisam ser pensados de modo a oferecer, principalmente, segurança para seus cavalos

Minimize a desordem

Embora você possa ter um amplo corredor na cocheira, a introdução de elementos como troncos e armazenamento de equipamentos podem tornar o espaço inseguro. Se você está projetando um pavilhão ou estábulo, planeje espaços de armazenamento adequados.

Se você está trabalhando com uma cocheira existente, pode ser necessário ser mais criativo ao pensar no armazenamento para manter os itens fora do corredor.

Maximize a iluminação

Uma boa iluminação também contribui para a segurança geral do corredor de uma cocheira. Invista em luzes gerais de qualidade que iluminam todo o corredor.

Se você planeja o celeiro dos seus sonhos, as claraboias e as janelas podem ajudar a aproveitar a luz natural, minimizando sua conta de eletricidade no processo.

Crie área exclusiva para escovar e medicar os cavalos

Se possível, crie ou modifique um espaço para que ele possa servir como área de escovação do cavalo. Use essa área específica ao invés de amarrá-los no corredor. Isto não é apenas uma conveniência adicional, mas também pode tornar o seu estábulo mais seguro.

Corredores de cocheiras inseguros podem resultar em alguns acidentes terríveis. Vale a pena o tempo e a energia necessários para torná-los o mais seguro possível.

Colaboração: Arquitetura Equestre
Crédito das fotos: Divulgação/Stable Management

Veja outras notícias no portal Cavalus