Competidores prontos para o início da temporada de Equitação de Trabalho

Croquis da primeira etapa do Ranking Brasil Virtual foram divulgados semana passada

O Ranking Brasil Virtual terá três etapas e o ‘ponta pé’ inicial da temporada de Equitação de Trabalho 2021 foi dado com a divulgação dos croquis no dia 19 de fevereiro. De acordo com a Associação Brasileira da Equitação de Trabalho, a ideia é manter o formato criado ano passado em meio a pandemia.

“Em 2020, adaptamos as competições para um modelo virtual a fim de não pararmos a modalidade por completo. Como essa temporada ainda começou incerta, em reunião da diretoria, resolvemos manter o ranking virtual para movimentar os competidores, núcleos e fomentar a Equitação de Trabalho”, afirma Ney Messi, presidente da ABET.

Dessa forma, cada etapa começa com a divulgação dos croquis, ou seja, os percursos para cada grupo de categorias. Em seguida, prazo para inscrições, logo depois o prazo para a entrega dos vídeos. Por fim, o julgamento propriamente dito.

Os competidores interessados em participar da etapa de abertura devem ficar atentos a essas datas: 19/02 – divulgação dos croquis; 22 a 26/02 – inscrições; até 04/03 – entrega dos vídeos; julgamento – 9 a 13/03; resultados – 14/03.

“Cada etapa terá a Copa Brasil, considerando todos os conjuntos inscritos, e ainda os resultados regionais. Mantivemos os núcleos de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Brasília, com o adendo do núcleo de Santa Catarina”.

No site oficial da ABET consta a data das três primeiras etapas, que não mudarão. O que ainda não está totalmente fechado para essa temporada de Equitação de Trabalho é o Campeonato Brasileiro.

“Estamos na expectativa para o retorno das provas presenciais. Caso sintamos que é seguro voltarmos em junho, por exemplo, o Campeonato Brasileiro Virtual terá apenas uma etapa. Porém, se decidimos manter tudo no virtual, sem as provas presenciais, então faremos um Brasileiro online com de duas a três etapas”, explica Ney.

Croquis da primeira etapa do Ranking Brasil Virtual foram divulgados semana passada; todos prontos para temporada de Equitação de Trabalho

Pontos importantes

O Ranking Brasil Virtual de Equitação de Trabalho 2021 terá patrocínio da Agro Maripá. O que não muda também é a premiação, troféu (campeão) e medalhas (1° a 3° lugares em cada categoria). “Vale lembrar que essa competição online é um treino para os competidores, para ninguém ficar parado em casa sem as provas presenciais. Um momento de tirar dúvida, receber o feedback dos juízes e se aperfeiçoar”, lembra Ney.

Então, a base será a mesma das competições de 2020, com a disputa somente da fase de Maneabilidade. “Alguns pontos a destacar aos competidores: sigam o padrão das medidas que está no croqui; obstáculos de treino, mas as medidas precisam estar de acordo com o regulamento; seja  fiel 100% ao desenho do croqui”.

Ainda de acordo com Ney, são fatores observados em 2020 e que resultaram em perda de pontos aos conjuntos. Outra dica do presidente da ABET é atenção ao padrão das filmagens. “Tudo está no regulamento e é importante que o competidor siga fielmente. Por exemplo, ano passado alguns conjuntos perderam pontos porque os juízes não conseguiram ver um bom ângulo de determinado obstáculo”.

Para 2021, serão quatro croquis, separados por grupo de categorias, com um obstáculo a mais em cada croqui. “Queremos que as provas virtuais sejam bem próximas de uma prova real, já que um dos objetivos é preparar os conjuntos para o retorno das provas presenciais”.

A ABET terá nesta temporada de Equitação de Trabalho 2021 cinco juízes. A cada etapa, um fica de fora e quatro julgam, em duplas a cada dia, revezando. “Ano passado não sabíamos muito bem como seria, mas agora já conhecemos esse formato lançado por conta da pandemia. Esperamos que quem esteve com a gente ano passado volte e também queremos receber novos adeptos”.

Regulamento

Todos os anos, a diretoria da ABET junto à comissão de arbitragem realiza alterações no regulamento. Depois de revisado, o regulamento serve para todas as provas da modalidade na temporada em todo o Brasil. “Nosso objetivo é, justamente, que o documento fique o mais perfeito possível. Então sempre nos reunimos no final de uma temporada ou no começo de outra para entendermos o que precisamos melhorar nesse ponto”, reforça Ney.

Entre as alterações para 2021, talvez uma delas seja a mais importante, pois serve para todas as categorias. “Colocamos no regulamento, descrito de forma clara, uma tabela de itens que podem reduzir a nota na prova de Maneabilidade. Competidores tinham dúvida em relação aos descontos de nota nessa fase da prova. Portanto, nessa versão do regulamento esse ponto está mais bem explicado em todas as situações que gerarão os descontos na nota”, finaliza o presidente.

Fique atento: abetequitacaodetrabalho.wordpress.com | @abet_brasil_et_oficial.

Por Luciana Omena
Crédito das fotos: Divulgação/Ney Messi

Veja mais notícias no Portal Cavalus