O evento aconteceu de 5 a 7 de julho no CID Campus da Universidade de São Paulo, entidade que comemora em 2019 100 anos de existência
São Paulo é uma metrópole multifacetada. Ao mesmo tempo em que é o mais importante centro econômico do Brasil, é a capital da cultura na América Latina, com uma oferta de lazer, conhecimento e entretenimento sem igual. Uma metrópole tipicamente urbana, coberta com uma vasta área verde.
Uma cidade vanguardista e inovadora, que preserva na arquitetura, nas artes e na gastronomia um passado composto pela união de mais de 70 nacionalidades. E, ao mesmo tempo em que preserva tradições, não se deixa ultrapassar. Antenada é a palavra certa para descrevê-la. Para conhecê-la melhor é preciso apenas duas coisas: mente aberta e disposição para mergulhar de cabeça nessa cidade que nunca dorme.
E foi em um dos locais mais tradicionais dessa cidade ‘do mundo’, que em 2019 completa 100 anos, a Universidade de São Paulo, que a Associação Brasileira dos Médicos Veterinários de Equideos realizou sua 30ª Conferencia Anual, de 5 a 7 de julho. Além das palestras, com nomes renomados nacionais e internacionais do segmento, os profissionais puderam inscrever trabalhos científicos e participar dos treinamentos e cursos práticos (wetlabs) pré-conferência.
Fundada em 1989, com o objetivo de integrar os profissionais veterinários atuantes em equinos em todo o Brasil, a ABRAVEQ tem trabalhado no sentido de levar conhecimento técnico, integrar regiões. É missão da associação interagir com órgãos governamentais como Ministério da Agricultura, Câmara Nacional da Agricultura, Conselho Federal de Medicina Veterinária e Conselhos Regionais. Além de esta perto de órgãos de fomento a pesquisa como CAPES, CNPQ e FAPESP, promovendo o que há de mais moderno na medicina veterinária do mundo para o Brasil.
Palestras e conferencistas da edição 2019:
- Patogênese da lesão óssea subcondral em boleto – Dr. Christopher Whitton (University of Melbourne – Austrália)
- Abordagem diagnóstica dos distúrbios musculares em eqüinos – Drª. Stephanie Valberg (Mary Anne McPhail Equine Performance Center – Michigan State University – USA)
- Fluidos e eletrólitos corporais: respostas ao exercício e treinamento – Dr. Kenneth H. McKeever (Rutgers – The State University of New Jersey – USA)
- Shivers e distúrbios do movimento – Drª. Stephanie Valberg (Mary Anne Mc Phail Equine Performance Center – Michigan State University – USA)
- Cargas ósseas subcondrais: como minimizá-las com o treinamento nos cavalos de corrida? – Dr. Christopher Whitton (University of Melbourne – Austrália)
- Novo medicamento para tratar Hemorragia pulmonar induzida por exercício (informação de nosso estudo de 4 anos do EIPHISOL) – Dr. Kenneth H. McKeever (Rutgers – The State University of New Jersey – USA)
- Sepse Neonatal – Dr. Carlos Eduardo Wayne Nogueira (Universidade Federal de Pelotas, RS)
- Como funciona e por que associar a avaliação por sensores inerciais sem fio durante o exame de claudicação – Dr. Marcos da Silva Azevedo (Universidade Federal do Pampa, RS)
- Casos Clínicos: o que nos tem ensinado a utilização dos sensores inerciais sem fio nos exames de claudicação – Dr. Marcos da Silva Azevedo (Universidade Federal do Pampa, RS)
- Ultrassonografia da laringe – o que muda na abordagem das afecções de vias aéreas superiores – Dr. Henry O’Neill (Donnington Grove Veterinary Group – England- UK)
- Fisiologia do tendão equino: Qual sua importância nas lesões tendíneas? – Dr. Christopher Whitton (University of Melbourne – Austrália)
- Miopatia por armazenamento de polissacarídeos e miopatia miofibrilar em Warmbloods – Drª. Stephanie Valberg (Mary Anne McPhail Equine Performance Center – Michigan State University – USA)
- Reparo de fraturas com o cavalo em estação – o quanto podemos ser ousados com o reparo? – Dr. Henry O’Neill (Donnington Grove Veterinary Group – England- UK)
- Como prevenir lesões em cavalos atletas – Dr. Christopher Whitton (University of Melbourne – Austrália)
- Miopatias de armazenamento de polissacarídeos em cavalos quarto de milha – Drª. Stephanie Valberg (Mary Anne McPhail Equine Performance Center – Michigan State University – USA)
- Idade e desuso em atletas: efeitos de destreinamento, ortografia, lesão e envelhecimento. Envelhecimento e como isso afeta a resposta ao exercício no cavalo – Dr. Kenneth H. McKeever (Rutgers – The State University of New Jersey – USA)
- Cirurgia permanente das vias aéreas superiores e a importância do uso de endoscopia overground no estabelecimento do diagnóstico pré-cirúrgico – Dr. Henry O’Neill (Donnington Grove Veterinary Group – England- UK)
- Laminite: compreendendo o processo – Dr. Christopher Pollitt (University of Queensland – Austrália)
- Lesões semelhantes a enostosis – uma causa negligenciada de claudicação no cavalo? – Dr. Henry O’Neill (Donnington Grove Veterinary Group – England- UK)
- Testando a eficácia dos suplementos alimentares. Suplementos de alimentação para manter o desempenho e a saúde. Funciona? – Dr. Kenneth H. McKeever (Rutgers – The State University of New Jersey – USA)
- Tratamento da laminite: o que devemos focar? – Dr. Christopher Pollitt (University of Queensland – Austrália)
Lançamento
Quer melhor lugar para lançar um produto que em um evento como esse? Foi o que fez a recém-criada EnterEqui Solutions. Os produtos são destinados à hidratação enteral de equinos e bovinos. O objetivo é formular soluções de hidratação enteral para reposição e manutenção de equinos e bovinos.
São indicados para cavalos e potros com desidratação leve a moderada – na composição sódio, cloreto, potássio, cálcio, magnésio, acetato e dextrose – e há também para equinos com colite, apresentando desidratação leve a moderada – na composição Cloreto, magnésio, acetato, potássio, sódio, cálcio, dextrose e glutamina.
Segundo Caio Monteiro, negociações estão em andamento para que um grande laboratório produza e distribua os produtos para todo o Brasil. “A reação do pessoal foi excelente. Quando colocamos que o produto tem o preço menor que o soro intravenoso e apresenta melhor eficiência, especialmente. E também temos um sistema de administração, que permite administrar de 20 em 20 litros”.
Fórum
A Guabi teve o prazer de apresentar aos profissionais e estudantes seu novo produto Guabitech Care – baseado na nutrigenômica para que potros e cavalos tenham uma melhor digestibilidade e absorção dos nutrientes e fortalecimento do sistema imune.
Em paralelo, foi realizado o Fórum Guabi Nutrição do Embrião ao Atleta para discutirem sobre a ‘importância da nutrição e do bem-estar de cavalos atletas desde antes do seu nascimento’.
O evento contou com palestras de renomados profissionais: professores Hélio Cordeio Manso Filho (Universidade Federal Rural de Pernambuco), Fernando Rutz (Universidade Federal de Pelotas), Doutora Guta Alonso (RAAMA Reprodução Equina) e o zootecnista e técnico de Equinos da Guabi, Eduardo Villaça.
“Estes encontros são muito importantes, para que possamos trocar experiências e apresentar novas tecnologias ao mercado. A ABRAVEQ é uma referência de aprendizado e network que ajuda no relacionamento das indústrias com os profissionais ligados ao cavalo”, ressaltou Villaça.
De acordo com o balanço dos organizadores, passaram pelo Centro de Difusão Internacional da USP no final de semana cerca de 1300 profissionais. “Foram cinco dias de palestras, treinamentos, cursos práticos, fóruns, apresentação de trabalhos científicos e muita integração profissional! Muito obrigado a todos participantes e nos encontramos na próxima Conferência Anual ABRAVEQ em 2020!!!” Fique por dentro: abraveq.com.br.
Fonte e Fotos: ABRAVEQ