Confiança e o que isso representa na sua passada pelos tambores

Claudia Ono em sua coluna da semana fala sobre como ter confiança no seu conjunto

Confiança muda tudo, principalmente em um esporte que envolve uma dupla tão intimamente ligada. Afinal, não há nada que você faça que não reflita em seu cavalo. Nada mesmo.

Falar para um competidor confiar em seu cavalo já virou lugar comum. E mais comum ainda se tornou o fato de se tornar uma frase vazia. Vazia por quê?

Vou te mostrar!

A maioria dos competidores não consegue confiar totalmente em seu cavalo. Porque existe a ideia (ultrapassada) de que os cavalos não querem trabalhar, que precisam ser obrigados.

Partindo daí como dizer a alguém para confiar no seu cavalo? É um contra ponto. A mesma pessoa que diz para confiar também acredita que haja a necessidade de domínio sobre os cavalos.

Por isso existe tanta dificuldade em confiar neles, em liberar as rédeas e deixar que façam a sua parte no percurso. E quanto menos liberdade for dada ao cavalo, maior será a ocorrência de problemas e dificuldades.

Se um cavalo se recusa a virar um tambor, pode ter certeza de que existe um motivo de dor ou medo para isso. Excluindo as dores por lesões ou problemas odontológicos, os motivos sempre serão causados pelo cavaleiro.

Quando o cavaleiro não tem confiança em seu trabalho e em seu cavalo, ele exerce pressão demais sobre ele. E esse é o motivo de existirem tantos cavalos problemáticos.

A prova disso é que eliminando a pressão desnecessária, o cavalo se reabilita. Mas conseguir que um cavaleiro que exerce pressão demais acredite que a liberdade irá resolver o seu problema é bem difícil.

Confiança e o que isso representa na sua passada pelos tambores
Claudia Ono em sua coluna da semana fala sobre como ter confiança no seu conjunto

Existe muita resistência porque existe muita insegurança

A falta de confiança não é apenas no cavalo. Falta confiança na própria habilidade, porque em geral a equitação no tambor é bastante pobre e o conhecimento sobre cavalos mais ainda.

Então, quando ouvir de alguém que precisa confiar em seu cavalo, comece procurando uma forma de ganhar confiança em si mesmo. O passo seguinte é buscar informação e aprender a se comunicar com seu cavalo para não gerar mais problemas e para resolver os que existem.

Lembre-se de que pensar sob a ótica do seu cavalo não é se colocar no lugar dele, porque você irá pensar como um humano. Entenda que os cavalos têm outra natureza, completamente diferente da nossa. E ele também não se parece com um cão.

Claro, começar a se colocar no lugar dele já será um grande passo. Experimente fazer isso. Se fizer acredito que o seu desejo seguinte será o de saber mais sobre ele para acertar a comunicação de vocês e ter um ganho verdadeiro em termos de resultados em pista.

A partir daí será fácil resolver qualquer dificuldade. E você entenderá o significado de confiar em um cavalo.

Por Claudia Ono
Três Giros
Crédito da foto: Reprodução/Santa Cruz Sentinel

Leia também:
7 passos para ser um competidor de Três Tambores mais eficiente

Deixe um comentário