Companheiros há séculos, os cavalos reservam particularidades que chamam a atenção.
São milhares de anos de história junto com humanos e os cavalos além de grandes companheiros, ainda fazem toda diferença para o lazer, o esporte e a domesticação. Mesmo com o uso ainda frequente dos cavalos, muitas pessoas não conhecem á fundo estes incríveis animais. Algumas curiosidades sobre o mundo dos cavalos vão chamar sua atenção para a realidade que fazem destes animais, ainda mais queridos.
1 – A expressão que lembra sorriso
Você já deve ter visto a foto de um cavalo fazendo uma expressão estranha, na qual ele enrola seu lábio superior e mostra os seus dentes, o que lembra um grande sorriso. Na verdade, isso é uma técnica de aumentar o seu nariz conhecida como reflexo flehmen.
Os cavalos utilizam dessa técnica para conseguir sentir cheiros a partir de glândulas olfatórias especiais localizadas no final da passagem nasal dos cavalos. O dobramento do lábio e uma leve virada de cabeça ajudam o animal a direcionar esses cheiros para as glândulas.
O reflexo flehmen é muito mais comum em machos do que em fêmeas. Assim como outros animais, os garanhões normalmente cheiram a urina de égua para checar se elas estão prontas para acasalar.
2- A indústria de cavalos
Para pessoas que nunca estiveram envolvidas com os equinos é fácil assumir que eles só precisam de um pouco de feno de vez em quando ou um campo para poder pastar e correr. Mas como esses animais são cada vez mais usados nos esportes, cruzamento, recreação e trabalho em fazendas, os cuidados vão além de um simples cuidados.
O mercado que envolve treino, rações, suplementações e tantos outros meios necessários para a saúde do animal confinado é uma realidade cada dia mais frequente na vida de proprietários e criadores de diferentes raças. A indústria de cavalos dos Estados Unidos, por exemplo, é estimada em 39 bilhões de dólares todos os anos.
3 – Cavalos de Polícia
Os cavalos são grandes aliados da polícia desde o século 17, sendo a primeira unidade de polícia montada oficial fundada no ano de 1805. Essa unidade com base em Londres foi um grande sucesso, e em alguns anos, tanto a Austrália quanto os Estados Unidos, adotaram a ideia de ter sua própria polícia montada.
O número de cavalos que trabalham para a polícia está diminuindo, mas muitos países mantêm algumas unidades de polícia montada para relações pública e propósitos de controlar grandes multidões.
4 -Olhos
Os cavalos enxergam muito bem graças aos seus olhos peculiares, com um diâmetro de cinco centímetros. Eles são os mais largos entre qualquer mamífero terrestre. Quando medidos em volume, os olhos de um cavalo são nove vezes maiores do que o olho de um ser humano. Os olhos dos cavalos possuem três pálpebras, duas normais e uma terceira que recebe o nome de membrana nictitante, localizada na parte interna do olho.
Não há foco na visão, ao invés disso, as partes mais baixas da retina enxergam objetos à distância e as partes mais altas servem para uma visão mais próxima. Portanto para você saber para onde um cavalo está olhando, você deve prestar atenção na direção de sua cabeça.
5 – Equídeos híbridos
O cruzamento de um cavalo com qualquer outro equídeo como zebra ou burro dão origem ao equídeo híbrido. Muitos conhecem somente a mula, originada do acasalamento de um burro com uma égua, mas esse é só um dos muitos que existem no mundo. Os equídeos híbridos são criados desde o começo de século 20. Os cientistas começaram a trabalhar cruzando zebras e burros, mas rapidamente mudaram para cavalos.
6 – Ferraduras
Não é novidade que boa parte dos cavalos utiliza ferraduras em seus cascos. Ao contrário do que muitos pensam, esses pedaços de metal não estão lá só com o intuito de proteger o casco. Essas partes duras do casco são de queratina – a mesma proteína das unhas e do cabelo humano e por isso é frágil quando o assunto é tração. A ferradura serve como um sapato e impede que o animal escorregue, além de dar uma absorção de choque extra.
7 – Nomes de cavalos
Ao contrário de gatos e cachorros, os cavalos muitas vezes têm nomes que seguem sua linhagem, o que pode levar a algumas variações e trazer nomes até difíceis de serem pronunciados. Há lugares que colocam um limite de 18 caracteres, além de proibir nomes que são obscenos, racistas ou muito parecidos com cavalos que já estão competindo.
Mas o famoso ‘trovão’ ainda é muito utilizado em animais sem registro que não seguem tantas regras para serem nomeados. Muitos utilizam também a coloração da pelagem como nome, chamando-os de o ‘tordilho’, o ‘alazão’, e outros, como pintado, etc.
8 – Cavalos Árabes
O cavalo Árabe é considerado por muitos o mais majestoso de todos. Eles apareceram pela primeira vez há pelo menos 4500 anos, sendo uma das raças mais antigas do mundo. Com uma silhueta diferenciada é muito fácil reconhecer um cavalo Árabe. A calda alta, a cabeça de formato único, as costelas largas e a capacidade de correr por 160 quilômetros sem pausa, fazem desta raça, especial de fato.
9 – Carne de cavalo
A carne de cavalo é considerada um prato fino em muitos países. A França em particular é extremamente parcial não só com a carne, mas também com cérebro e coração do animal. Na verdade, eles representam uma grande parte da alimentação humana desde sempre. Durante tempos de guerra serviram como uma importante e relativamente barata, fonte de proteína.
10 – Memória
Um estudo de 2010 revelou resultados surpreendentes sobre a inteligência dos cavalos, especialmente sobre sua memória. Eles não só entende as reações humanas, como também são capazes de guardar informações. Se um cavalo é tratado com carinho, ele de fato, vai se lembrar da pessoa como um amigo para o resto de sua vida.
Eles também se recordam de lugares. Uma vez que os cavalos aprendem alguma técnica, nunca mais esquecem e é importante destacar que em relação á isso, os cavalos aprendem por repetição e que assim como os humanos, alguns apresentam mais facilidade enquanto outros têm mais dificuldades principalmente na realização de tarefas. Muitos se destacam pela inteligência e facilidade em aprender.
Por Camila Furtado
Fonte: Canal Pet
Foto: The Spruce Pets