Uma corrida de obstáculos para cavalos. O esporte é praticado principalmente no Reino Unido, Canadá, Estados Unidos, Austrália, França e Irlanda.
A Steeplechase é uma corrida de cavalos com sebes, muros, fossas e outros obstáculos dispersos pela pista. O seu nome vem das primeiras corridas em que a orientação do percurso era feita em função de uma torre de igreja (steeple). Os competidores saltam cercas e valas em geral, atravessando também muitos obstáculos. No Reino Unido e Irlanda, o termo oficial usado o esporte nacional é Field Hunter.
Outra denominação, que dá o mesmo sentido, é que Steeplechase é um termo usado para se referir a uma corrida de cavalos de distância com barreiras e obstáculos diversos. O mais famoso deles é o Grand National executado anualmente no Aintree Racecourse, em Liverpool, Inglaterra, desde 1837. Em 2014, essa corrida ofereceu mais de um milhão de euros como premiação.
O evento teve origem na Irlanda. Cavalos e cavaleiros correram do campanário de uma cidade para a seguinte. As torres foram usadas como marcadores devido à sua visibilidade em longas distâncias. Ao longo do caminho, os corredores inevitavelmente tinham que pular correntes e muros baixos de pedra que separavam as propriedades.
O uso moderno do termo ‘steeplechase’ difere entre os países. Na Irlanda e no Reino Unido refere-se apenas às corridas que percorrem obstáculos grandes e fixos, em contraste com as ‘hurdle races’, em que os obstáculos são muito menores. O termo coletivo ‘jump race’ ou ‘national hunting race’, é usado quando se refere a steeplechases e hurdle coletivamente, embora, propriamente falando, as corridas da national hunt também incluam algumas corridas planas.
Em outras partes do mundo, ‘steeplechase’ é usado para se referir a qualquer corrida que envolva saltar obstáculos, mesmo que não envolvam cavalos. No século 18, quando originou, o esporte foi derivado do cross-country. Diz-se que uma das primeiras foi o resultado de uma aposta em 1752 entre Cornelius O’Callaghan e Edmund Blake. Eles correram quatro milhas (6,4 km) cruzando a fronteira entre a Igreja de São João em Buttevant e a Igreja de Santa Maria, na Irlanda.
Pela natureza dos obstáculos, a Steeplechase é considerada umas das mais perigosas provas.
Fonte e Fotos: Wikipedia