Quais são os tipos de corda, como é essa escolha e quais são as marcas que circulam entre os laçadores hoje no Brasil

Hoje, a corda é um equipamento fundamental para o laçador exercer com de forma perfeita a sua boa laçada. No Brasil, existem quatro marcas de cordas que mais circulam entre os laçadores de Team Roping: as importadas Classic e Cactus Ropes; e as nacionais Precision Ropes e Power Ropes. Já para o Laço Individual, são as importadas Williard, King e Mike Johson.
Cada uma tem seus modelos específicos e qualificações. O mais interessante é que para cada tipo de modalidade no Laço existe um parâmetro de corda. Segundo os fabricantes, a corda para o Laço Cabeça mede geralmente 9, 50 metros, já para o Laço Pé ela tem 10,6 metros, ou seja, ela é 1,10 metro maior. A de Laço Individual em comprimento é a menor, mede 8,50 metros, mais curta e mais grossa.

Se a corda é dura ou macia, essa textura é dada pela quantidade de torções que ela sofre, quanto mais apertada mais dura, e com menos ela é mais macia. Os tentos muitos falados quando vai se comprar uma corda, é a quantidade de cabos torcidos que a forma, habitualmente, os laçadores usam a e três tentos e de quatro tentos.

Segundo Daniel Fachin, da Cordas Precision, 90% dos bezerreiros laçam com cordas três tentos e os team ropeiros usam as de três e quatro tentos, porém a que mais tem saída é a com quatro. “Essa escolha no Laço Individual é porque a corda fica mais na mão e se tem mais firmeza para laçar”, detalha.
Os laços também recebem nomes diferentes conforme sua textura. Para o Laço Cabeça geralmente são usadas cordas mais macias, conhecidas como: Extra-Soft (extra macia); Soft (macia) e Médium-Soft (macia média). Para o Laço Pé, são usadas cordas mais duras: Médium-Soft (macia média); Médium (media); Hard-Medium (média dura) e Mediumhard (dura-média).
Cada empresa nomeia as suas cordas de uma maneira diferente, de acordo com as especificações, mas no caso da textura, todas seguem a mesma nomenclatura.
Mas agora você deve estar se perguntando: como cada laçador escolhe a sua corda? Pelo que conversamos com o pessoal, nesse ponto vai da necessidade e gosto de cada laçador. Uns preferem as mais pesadas, outros, usam as mais grossas ou mais finas, e ainda mais duras ou macias.

Miguel Zambon usa a Cordas Precision e sempre optou pela Hard Medium, que é uma corda um pouco mais firme, mas teve que mudar. “Depois que tive um problema no ombro passei a usar e me adaptar com a Médium, que é um pouco mais macia. Para todas elas existe o modelo ligth, que é uma corda um pouco mais fina e leve. Uso a Precision pela qualidade e por se encaixar no que preciso, dando mais firmeza nas laçadas”.

Essas foram apenas opiniões de alguns laçadores e alguns dados que conseguimos coletar com especialistas. Se você quer começar, pesquise e teste a que mais se adaptará ao seu estilo. E vamos para a pista!
Por Verônica Formigoni | Fotos : Cedidas