O médico veterinário Dr. Thomas Walter Wolff, de 71 anos, faleceu nesta quinta-feira (01/02), no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Primeiro médico veterinário brasileiro a integrar o Comitê Veterinário da Federação Equestre Internacional (FEI), estava internado para o tratamento de um nódulo no pulmão, quando sofreu complicações em decorrência de uma infecção. O velório ocorre no Cemitério Israelita do Butantã e o sepultamento será às 13h.
A comunidade equestre lamentou a perda deste grande profissional. A Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) comentou em suas redes sociais o currículo do profissional e lamentou a perda. O Jockey Club de São Paulo e a Associação Brasileira de Criadores e Proprietários do Cavalo de Corrida (ABCPCC) também lamentaram a perda em suas páginas.
Carreira de sucesso nacional e internacional
Formado pela USP e doutor pela Universidade de Zurique (Suíça), Dr. Wolff foi o primeiro brasileiro a presidir a Comissão Veterinária nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
Com 48 anos de profissão, estava desde 1980 à frente do departamento veterinário do Clube Hípico de Santo Amaro. Atuou como veterinário de diversas delegações brasileiras de Hipismo em competições internacionais realizadas no Brasil e no exterior, incluindo as Olímpiadas da Coreia (1988) e da China (2008). Em 2014, integrou a comissão veterinária da FEI nos Jogos Equestres Mundiais na Normandia.
Final World Cup Omaha (USA)
Dr. Wolff atuou como diretor veterinário da CBH, entre 2004 e 2016, e trabalhou entre 2004 a 2010, na diretoria do Departamento de Antidopagem e da Divisão de Assistência Veterinária do Jockey Clube de São Paulo durante duas gestões consecutivas. Paralelamente, foi organizador de seis congressos veterinários internacionais, além de palestrante, incluindo o X Congresso Mundial da World Equine Veterinary Association (WEVA) realizado em 2009 no Brasil. O enterro de Dr. Wolff será no Cemitério Israelita do Butantã hoje, às 13h.
Reprodução/Confederação Brasileira de Hipismo
Fotos: Reprodução / Arquivo Pessoal Dr. Wolff / JCSP
Leia mais notícias aqui.