Desperado NOP está entre os cavalos mais importantes do Adestramento

Parceiro de competições da atleta holandesa Emmelie Scholten, os dois faziam sucesso nas pistas quando as provas foram interrompidas por conta da pandemia

Desperado NOP, um garanhão negro KWPN de 13 anos, e Emmelie Scholten atualmente são número 16 no ranking mundial da FEI. Tudo ia bem para a dupla até que veio a pandemia ano passado. A temporada 2019 foi magnífica para eles, incluindo a medalha de prata da equipe holandesa no Campeonato Europeu da FEI.

Logo depois de impressionar juízes de Adestramento e público em Lyon e Estocolmo, durante a temporada indoor, Desperado NOP venceu as eliminatórias do FEI Dressage World Cup™. Bateu um recorde pessoal de 85% de aproveitamento. Além disso, Scholten e seu parceiro tiveram uma performance espetacular com grandes notas nesse evento.

Contudo, cancelaram final do FEI Dressage World Cup ™ do ano passado em Las Vegas e as chances de qualificação para a final deste ano em Gotemburgo foram mínimas. A próxima aparição de Desperado NOP seria no Dutch Masters, cancelado também devido ao surto de EHV-1.

Esses acontecimentos ensinaram a Scholten a se manter em forma, aconteça o que acontecer. Por isso, ela está de olho no cronograma nos Jogos Olímpicos de Tóquio enquanto prepara Desperado NOP para essa competição. Ele se destaca tanto no esporte quanto como garanhão, e pode se tornar uma estrela no cenário mundial caso entre para o time nas Olimpíadas.

Desperado NOP é parceiro de competições da atleta holandesa Emmelie Scholten e os dois faziam sucesso nas pistas quando as provas adiaram

Linhagem de Desperado NOP

Os donos do garanhão são seus criadores, Teunis Andeweg e Ad Valk. E Scholten o monta desde que ele tinha 3 anos de idade. “O mais especial com esse cavalo é toda a nossa jornada juntos. Estou muito orgulhosa dele”, comenta a competidora holandesa de Adestramento.

Embora os proprietários de Desperado NOP confiem e apoiem bastante a dupla, em vista do momento já cogitaram abrir mão dele. Para que isso não aconteça, eles recebem apoio financeiro da Federação Holandesa e do Comitê Olímpico Holandês.

Como um garanhão ativo, ele ainda tem que se dividir entre as funções de competidor e reprodutor. Mas, para traçar um cronograma ideal para que as duas atividades se complementem, os responsáveis por ele aguardam a situação da pandemia de Covid-19 e do surto de EHV-1 se normalizar.

De temperamento doce, demonstra gostar da sua função no picadeiro das provas de Adestramento. Na reprodução, seus filhos já mostram o talento e a capacidade atlética do pai. Desperado NOP é filho de Vivaldi, um garanhão warmblood, e Sarita, égua que faz parte da elite do Adestramento, filha de Havidoff. Performance e genética de alto nível.

Fonte e Fotos: FEI

Veja outras notícias no portal Cavalus