Dia do Cavalo celebra a existência dos animais que têm forte representatividade no mundo

Comemorado neste 16 março, data nos faz lembrar da importância dos cavalos, não só na economia do país, como também em nossas vidas

Neste sábado, 16 de março, é comemorado o Dia do Cavalo, data que celebra a força e a singularidade deste animal. Vale destacar que a origem da data desta comemoração ainda é desconhecida, apesar disso, ela ganhou status de internacional, se popularizou na internet, especialmente nas redes sociais, a partir de 2015.

Para falar um pouco sobre este ser, convidamos o Dr. Márcio Tolentino, do Haras ST, um grande criador e fomentador da criação de equinos do nosso país, que escreveu sobre algumas curiosidades sobre os cavalos. Confira:

Vamos comemorar o Dia do Cavalo

Os que convivem comigo sabem da relação inexplicável que tenho com esses animais. E faz tempo hein: 70 anos! (Isso mesmo, dos 79 que tenho, estou metido com esses bichos desde os meus 9 anos).

A Heloísa, jornalista do Portal Cavalus, pediu alguma matéria para comemorar o dia 16 de março, Dia do Cavalo, e eu aceitei.

Entretanto, já foram escritas tantas coisas sobre cavalos, que me levou a pensar: o que escrever para que pudesse despertar algum interesse?

Selecionei algumas curiosidades históricas:

  1. Por que os cavalos se assustam com tanta facilidade?
  2. Quando e onde os cavalos foram domesticados? Deixaram de ser selvagens?
  3. Qual a importância dos dois estribos para o progresso da humanidade? Isso mesmo! Para todo desenvolvimento da nossa civilização.
  4. Por que a potência do motor de um carro até hoje é medida em cavalos?

1 – Porque os cavalos se assustam com tanta facilidade?

Um chegar perto de repente…levantar rapidamente um pano ou chapéu…tentar pôr a mão na sua cabeça sem aviso. Pulam de lado ao mínimo barulho quando andando numa estrada, inclusive montados. São muitos exemplos. Quem convive com eles sabe o quanto se assustam facilmente. São medrosos.

OS CAVALOS SÃO SERES MUITO MEDROSOS. ESSE COMPORTAMENTO É GENÉTICO E VEM DE UMA HERANÇA MUITO ANTIGA, DE MUITO SÉCULOS.

Os ancestrais dos cavalos surgiram na América do Norte há 50 milhões de anos e eram animais pequenos, cerca de 30cm de altura (mais ou menos o tamanho de um cachorro). Desde sempre esses primitivos cavalos foram animais herbívoros e perseguidos pelos grandes carnívoros. Eram caçados e muito apreciados como alimento para os grandes. Por isso trazem até hoje o medo de serem judiados ou abatidos.

Da América, os cavalos primitivos migraram para a Europa e depois para a Ásia.

2 – Quando e onde os cavalos deixaram de ser selvagens? Foram domesticados?

Séculos e séculos passaram e os animaizinhos foram crescendo na Europa e Ásia. Ainda eram pequenos perto dos atuais: tinham 1m ou 1,20m, quando foram domesticados pelo ser humano na Mesopotâmia (mais ou menos na região onde Jesus Cristo nasceu e viveu). Estamos falando de 5.000 anos atrás! Passaram a ser importantíssimos para o progresso da humanidade, como meio de transporte, trabalho na lavoura, mensageiros e nas guerras, é unanime que foram um dos principais motores do nosso progresso.

Os historiadores descobriram que os primeiros animais domesticados foram os cachorros, depois as cabras e bois selvagens. Os cavalos em quarto lugar. No início eram alimentos para os seres humanos, mas rapidamente passaram a ser usados como meio de transporte.

3 – Qual a importância dos dois estribos para o progresso da humanidade? Isso mesmo! Para todo desenvolvimento da nossa civilização.

Os primeiros estribos foram inventados na Índia 200 anos antes de Cristo. Eram feitos de uma corda, enrolada no dedão do pé e presa de um só lado da sela (feita desde fibra vegetal ou couro). Pensaram no desconforto? Mas, melhor que nada.

Os estribos dos dois lados e presos na sela como conhecemos hoje, foram criados na China e rapidamente se difundiram. Foi uma revolução. Facilitou montar e descer do animal, deu muito equilíbrio ao cavaleiro, permitiu deslocamentos de pessoas e exércitos numa velocidade muito maior. Historiadores dizem que que os estribos foram “ferramentas básicas para criar e difundir a civilização moderna, tão importante como a descoberta da roda ou da prensa tipográfica”.

4 – Por que a potência do motor de um carro até hoje é medida em cavalos?

Certamente você já ouviu que tal motor ou carro tem tantos HP (horse power) ou tantos cavalos de potência. Essa forma de medir potência vem da Inglaterra e foi criada em 1768.

Nas minas de inglesas, os baldes cheios de carvão eram puxados para cima por cavalos a partir de um sistema de cordas e roldanas. James Watt, engenheiro inglês, inventou a máquina a vapor em 1768 e comparou a força de sua máquina com a força dos cavalos ao puxarem os baldes de carvão. Pronto! Sua máquina equivalia à força de quantos cavalos? Surgiu o HP.

Por Dr. Márcio Tolentino
Fotos: Reprodução/Pixabay e Pexels

Leia mais notícias aqui.