Nesta sexta-feira (01), é comemorado o Dia do Ferrador, uma data para celebrar os profissionais desse ramo que atuam diretamente para o bem-estar dos cavalos. Até o momento, a data não é instituída por lei, tendo apenas um projeto de lei do deputado estadual do Rio Grande do Sul, Sérgio Turra.
A justificativa para o projeto é de dar o reconhecimento para estes profissionais. O cuidado com a saúde e bem-estar dos cavalos exige dedicação, destacando a relevância do ferrageamento dos cascos para a proteção do animal. Um trabalho importante para os animais de rodeios crioulos, cavalgadas, passeio e trabalho em fazenda”, justificou o deputado.
Dia do Ferrador
Apesar de não estar instituída por lei no Brasil, a data não pode ser passada em branco. Vale lembrar que o ferrador é o responsável por cuidar dos cascos dos cavalos, algo que podemos assimilar aos sapatos. Levando em consideração essa associação, um sapato, que não esteja confortável pode prejudicar e muito no bem-estar e no caso dos cavalos não é diferente.
Por isso, tal profissional está relacionado diretamente com o bem-estar animal, sendo necessário o uso de material adequado e a busca por conhecimento constante para levar o melhor para os cavalos, sejam eles atletas ou não.
O Portal Cavalus agradece a todos os ferradores por sua dedicação e cuidado com os cavalos, um ser que nos move e nos ensina muito. Parabéns pelo seu dia!
Por Heloísa Alves/Portal Cavalus
Foto: Divulgação/Mustad Brasil
Leia mais notícias aqui.