Na última quinta-feira (09), foi celebrado o Dia do Veterinário, profissional que dedica sua vida em cuidar dos animais, sejam eles pequenos ou não. Então, o Portal Cavalus, vem hoje, homenagear esses profissionais, que estão diretamente ligados na busca do Bem-Estar Animal.
Dessa forma, para tal homenagem, conversamos com alguns médicos veterinários, que falaram um pouco mais sobre suas escolhas.
Alfredo Ferri
Dr. Alfredo Ferri, proprietário da Clínica ProEquus comenta que a paixão pelos cavalos sempre esteve presente em sua vida. “Na verdade, eu não tive escolha. Minha paixão por cavalos sempre falou mais alto e é o que me motiva até hoje! Sinto a necessidade de ficar perto deles, sendo médico veterinário consigo fazer o que amo diariamente e ainda ser remunerado por isso”, Alfredo Ferri.
Evaldo Aparecido Dias da Rosa
“Eu praticava Team Roping em Tatuí (SP), então, fui trabalhar em Piracicaba (SP) com o Rui Pandolfo. Logo nos anos 2000 comecei a trabalhar com o falecido Dr. Hugo, veterinário da região de Tatuí. Acompanhava ele nos haras da região e também trabalhava no laboratório de sua propriedade. Fui pegando gosto pela profissão e resolvi estudar, entrando para graduação em 2008 e me formando em 2012. Hoje atuo na área clínica de Reprodução Equina”, Evaldo Aparecido Dias da Rosa.
Daniel Pasquini
Daniel Pasquini, diretor da Botupharma, diz que sente privilegiado com relação à profissão. “Na verdade, é muito fácil descrever porque me considero um privilegiado em relação a isso. Desde que me conheço por gente sempre quis fazer medicina veterinária para trabalhar com equinos. Então, no momento de decidir que curso prestar não foi problema algum. Após entrar na faculdade foi só conhecer as diferentes áreas que um veterinário de equinos pode atuar e escolher a que eu mais gostava, no caso Reprodução de Equinos”, Daniel Pasquini.
Hélio Itapema
“Não fui eu quem escolhi a medicina veterinária, foi ela quem me escolheu. O cavalo é como se fosse um vício, mas é um vício bom, porque todo dia ele te dá um algum benefício em troca. É um desafio vivido diariamente, um problema novo para resolver, mas o cavalo sempre te retribui, indo bem em uma prova, ou melhor, a alegria de ver ele saudável, comendo e feliz. É muito reconfortante, vale a pena passar noite em claro, sem esperar nada de ninguém, somente pelo fato de fazer o que gosta, já é muito gratificante”, comenta Hélio Itapema.
O veterinário ainda fala sobre os futuros profissionais da área. “Ás vezes encontro estagiários que você percebe o brilho no olhar. Percebo que são diferenciados, e depois, com certeza, eles se tornam colegas de profissão”.
“O que fica é que nada me fez escolher, foram os cavalos que me escolheram e quando você vê, já está envolvido até o pescoço”, finaliza Hélio.
Priscila Mattar Atallah
Priscila Mattar Atallah, também escolheu a profissão pela paixão aos cavalos. “Entrei na faculdade porque eu queria trabalhar com cavalos. Sou alucinada por todos os animais, mas desde sempre quis atuar com os cavalos, é uma paixão que vem desde criança, sempre”, finaliza.
Agradecimentos
Então, essa é uma pequena homenagem a você médico veterinário, que não mede esforços para cuidar dos nossos amados cavalos. Enfim, uma homenagem que se estende também a todos os profissionais da área, de animais de grande porte ou não, e estudantes da área. A vocês, o nosso muito obrigado!
Por Heloísa Alves
Crédito Imagem: Divulgação
Veja outras notícias no portal Cavalus