O universo turfe brasileiro se despediu hoje (13/04) do médico veterinário Dr. Alceu Athaide. Internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Sancta Maggiore Itaim Bibi, o especialista não resistiu a uma infecção pulmonar e faleceu na noite de ontem (12/04), aos 86 anos.
O médico veterinário Dr. Alceu Athaide tem sua história de vida entrelaçada com o cavalo, em especial com os Puro Sangue Inglês. Pioneiro e uma referência na medicina veterinária, Dr. Alceu foi percursor de várias técnicas de tratamento de equinos, sendo respeitado mundialmente pela sua atuação.
No Jockey Club de São Paulo, atuando no Centro Cirúrgico do Hospital Veterinário, desenvolveu uma técnica de cirurgia especial que salvou a vida de muitos animais. Tamanha a sua importância para o setor, que o espaço passou a ser reconhecido pelo seu nome.
A história de vida de Dr. Alceu e sua família é permeada pelos cavalos. Tudo começou nos anos de 1940, quando seu pai Trajano Athayde começou a trabalhar como treinador no Hipódromo da Gávea. Nascia ali, seu amor pelos cavalos.
Nascido e criado em Curitiba, no Paraná, fundou o Haras Novo Mossoró, localizado em Tijucas do Sul, no Paraná. Com mais de 50 anos de profissão, o legado de Dr. Alceu marca a vida de muitos profissionais que se espelham em sua carreira.
No ano passado, Dr. Alceu realizou o lançamento de um livro biográfico escrito pelo jornalista Renato Gameiro, intitulado Alceu Athaide – Memórias Turfísticas e Profissional onde contava histórias sobre a sua carreira e vivências no universo do turfe.
Diversos profissionais do setor, empresas e o Jockey Club de São Paulo lamentaram a perda deste grande profissional. O portal Cavalus lamenta a perda desde grande profissional que registra seu nome na história da equinocultura nacional.
Por Camila Pedroso . Redação Cavalus
Fotos: Reprodução / Revista Horse / Jockey Club São Paulo
Leia mais notícias aqui.