Resgatando a essência da cultura campeira gaúcha e dos países fronteiriços, Uruguai e Argentina, a Rinconada chega à sua 4ª edição, entre 24 e 25 de janeiro, em Jaguarão, com o objetivo de consolidar-se como o maior evento cultural do município e da região
Sul do Estado. Promovido de forma gratuita pelo CTG Rincão da Fronteira, em parceria com a Prefeitura e a Câmara de Vereadores, o evento internacional reúne, no Campo do Navegantes, gineteadas com alguns dos mais premiados ginetes do Brasil, Uruguai e Argentina; apresentações musicais; desfile narrado e espetáculo de dança em trio que integra bailarina, cavalo e cavaleiro. A programação integra as festividades alusivas à Epopeia do 27 de janeiro de 1865, data histórica para Jaguarão.
A valorização cultural da região poderá ser conferida já na abertura oficial do evento, no dia 24, a partir das 10 horas, na Rua 27 de Janeiro, na área central da cidade. Na ocasião, cerca de 950 cavaleiros, incluindo delegações da Argentina e Uruguai, participarão de um desfile narrado em tempo real, enaltecendo os diferentes núcleos tradicionalistas e a relação das pessoas com os cavalos. O desfile contará também com a presença do casal patrono da Rinconada 2026, Lineu Faria Passos e Carmen Lúcia Correa Passos, que tem a história de uma vida inteira ligada ao CTG.
Ponto alto da programação, o campeonato de gineteadas leva ao evento uma das mais autênticas manifestações da cultura gaúcha e platina. Na competição, o ginete deve permanecer montado em um cavalo não domado enquanto o animal corcoveia. Este ano, a Rinconada contará com 42 tropilhas (39 gaúchas, duas catarinenses e uma paranaense) – um incremento de 24% em relação à edição anterior – que competirão nas modalidades pêlo, gurupa sureña, basto oriental e basto argentino. As provas serão realizadas por cerca de 120 ginetes, 10 deles vindos da Argentina e outros 20 do Uruguai. Entre eles, nomes conhecidos em eventos internacionais de gineteada como o Festival Jesús María, que ocorre em Córdoba, na Argentina.

“A Rinconada tem fomentado a cultura da gineteada em todas as suas expressões, com um nível muito alto proporcionado pelas melhores tropilhas do Sul do Brasil. É um evento que tem sido um sucesso desde a primeira edição, tudo idealizado e concretizado por voluntários que gostam de receber bem as pessoas para que elas se sintam em casa ao nos visitar”, afirma o patrão do CTG Rincão da Fronteira, Guilherme Balhego Silveira.
Ainda integra a programação um espetáculo artístico, com um bailado coreografado que une bailarina, cavalo e cavaleiro em um dos momentos mais marcantes do evento. Há também shows musicais. Na primeira noite, se apresentam Grupo Carqueja e Quarteto Fronteira. E no dia 25, Guto Gonzalez e Portal Quatro. A musicalidade regional permeia toda a programação, inclusive com a presença de pajadores argentinos, improvisando poesias.
Segundo o patrão do CTG, aguarda-se na Rinconada deste ano um público superior às 15 mil pessoas que prestigiaram a edição de 2025. Em função disso, haverá melhoria em toda a infraestrutura oferecida, com a praça de alimentação em uma área coberta, mais banheiros químicos e arquibancadas ampliadas, também cobertas. Durante os dois dias de programação, serão arrecadados alimentos à Liga de Combate ao Câncer de Jaguarão.
Origem Rinconada
A Rinconada é o ponto alto das atividades que celebram a Epopeia do 27 de janeiro de 1865, em referência à batalha travada em Jaguarão, conhecida como Cidade Heroica, contra a invasão do território gaúcho por tropas uruguaias, durante a Guerra do Uruguai. As comemorações alusivas ao conflito têm origem em 1965. No ano de 1989, o coronel Bayard Bretanha Jacques, então patrão do CTG Rincão da Fronteira e um dos idealizadores do Freio de Ouro, criou a Rinconada com o objetivo de reunir gaúchos e uruguaios em um espírito de integração e ressignificação histórica. A edição inédita da Rinconada contou com gineteadas no Estádio Claudino de Almeida Neves e tertúlia nativista no Teatro Esperança.
Mais de três décadas depois, em 2023, o CTG Rincão da Fronteira retomou a Rinconada, em uma reedição, que seguiu em 2024 e 2025. No ano passado, a programação contou com a performance de 34 tropilhas, 140 gineteadas e um desfile com mais de 700 cavaleiros.
Serviço – 4ª Rinconada
Quando: 24 a 25 de janeiro de 2026
Onde: Campo do Navegantes, em Jaguarão
Ingresso: Evento gratuito, com arrecadação de doações à Liga de Combate ao Câncer do município.
Realização: CTG Rincão da Fronteira, com apoio da Prefeitura e Câmara de Vereadores de Jaguarão
Por Divulgação/Assessoria de imprensa
Foto de chamada: Divulgação/Darosa Fotografias
Leia mais notícias aqui.