Encontro reuniu comitivas e criadores de muares, animais resistentes, inteligentes, de fácil manejo e vida longa, que fazem parte da história do Brasil desde os primórdios
1º Festival de Música RaizTerminou neste domingo, 15 de outubro, no Parque do Peão de Barretos, a 4ª edição do Barretos Muar do Sertão, encontro de muladeiros que reuniu criadores e animais de todo o país. O evento superou as expectativas da Associação Os Independentes, promotora do evento, registrando a presença de 500 animais de criadores renomados no setor e 45 comitivas.
“Estamos realmente muito felizes com a força no segmento que o Barretos Muar do Sertão tem alcançado. O evento vem crescendo a cada ano e esta edição nos surpreendeu, não somente pelo crescimento de participantes, mas também pela qualidade dos animais presentes”, afirmou Chico Melo, um dos organizadores e idealizador do encontro.
Entre os destaques apontados pela Associação está o 1º Festival de Música Raiz, que reuniu nove artistas de diferentes regiões do Brasil em uma emocionante homenagem à moda de viola. Para Hussein Gemha Junior, presidente de Os Independentes, foi mais que competição em si, mas um resgate da cultura do sertanejo de raiz. A dupla vencedora foi Robson & Graiado, de Uberlândia/MG. Eles interpretaram a música ‘Mensagem do Além’, composta por Milionário & José Rico, e ficaram com o prêmio de R$ 1.500.
Queima do AlhoO Desfile Típico, que aconteceu na sexta (13) levou para a região central da cidade a tradição da criação de Muares e apresentou também aos participantes o berço da Festa do Peão de Barretos, o Recinto Paulo de Lima Correa. A programação foi intensa. No sábado (14), outra atração foi o Leilão de Muares. Também no sábado, 11 comitivas disputaram o Concurso Queima do Alho, competição culinária que além de eleger o prato mais saboroso também considera em seu julgamento a manutenção da tradição tropeira. A vencedora foi a comitiva ‘Devotos do Tião Carreiro’, de Riolândia/SP. Ainda nesse resgate da cultura sertaneja, o vencedor do concurso de Berrante foi Pedro Henrique, de São José do Rio Preto/SP.
Prova de MarchaE não foi só de feira comercial, com produtos ligados ao tema, concurso de música, berrante e queima do alho, que viveu o Encontro. Houve competições com Muares, entre elas a de Morfologia e Marcha. Os resultados completos você pode acessar através do www.independentes.com.br.
A data da 5ª edição do Barretos Muar do Sertão já foi anunciada pela Associação Os Independentes: de 11 a 14 de outubro. Programe-se!
Colaboração: Phábrica de Idéias
Fotos: Fábio Carvalho