Iporá (GO) está em festa, afinal começou o XV Encontro de Muladeiros – considerado um dos maiores eventos do gênero do Brasil. Promovido pela Associação dos Muladeiros do Oeste Goiano (Amog), com apoio da prefeitura da cidade e o Governo do Estado, o evento reúne apaixonados por muares de diversas partes do pais.
A 15º edição será realizada no Parque de Exposições Arthur da Costa Barros de hoje (24) até o próximo domingo (29/01), e reunirá provas de marcha, funcionais, Team Roping e Ranch Sorting – que mostram toda a morfologia da raça -; exposição de muares; a tradicional cavalgada pela avenida principal da cidade; leilão e, é claro, a tão esperada Queima do Alho, que reúne comitivas de diversas partes do Brasil, em uma disputa culinária com os melhores pratos da cozinha tropeira do país. O encontro ainda terá shows com as duplas Gino e Geno; Lucas Reis e Thacio; Di Paullo e Paulino; Rio Negro e Solimões, entre outras atrações culturais.
A expectativa da organização é superar a edição anterior do Encontro que recebeu recorde de visitantes nos seis dias de festa. Para isso, o evento conta com, além dos melhores exemplares de muares do país, barracas de comidas, bebidas e moda country.
Programação do XV Encontro de Muladeiros
Hoje, (24/01) a festa começa com a tradicional concurso Garota AMOG. Na quarta-feira (25/01), será a abertura oficial da festa com concurso de traia (Laço e Aplaca) e o tão esperado Desfile pela principal avenida de Iporá. Quinta-feira (26/01) o encotro reunirá as provas Funcionais, Team Roping, concurso de Morfologia de muares e provas de Marcha com jumentos montados. Sexta-feira (26/01) será a vez do concurso de truco, berrante e trançador; estilingue/bodoque e as provas Funcionais. Sábado (28/01) a tradicional Queima do Alho faz a alegria dos participantes, juntamente com as provas de Marcha e Ranch Sorting. Fechando no evento, no domingo (29/01), será a saída dos animais.
Mais informações pelos telefones (62) 98621-6877 ou (64) 3674-1292.
Por Camila Pedroso . Redação Cavalus
Fotos: Reprodução / @EncontrodeMuladeiros
Leia mais sobre Muares aqui.