Encontro UC: Time de peso reunido em prol do cavalo!

Um final de semana dedicado a estudar maneiras de relacionar-se bem com seu animal

“A essência da UC é ser um lugar onde as pessoas compartilhem conhecimento. E estamos felizes em levar conhecimento sobre tudo que gira em torno do cavalo por mais um ano”, falou Aluisio Marins, idealizador do Encontro e também da Universidade do Cavalo. Ele está falando do  15° Encontro Internacional Equalan de Horsemanship, que aconteceu 16 e 18 de novembro, nas dependências da UC, em Sorocaba/SP, colocando em um mesmo local aficionados pelo universo equestre, entre criadores, cavaleiros, tratadores e entusiastas, de todas as raças e modalidades, reunindo pessoas de várias partes do Brasil e também de fora dele, com o grande objetivo: falar de cavalos.

Aluisio Marins (centro) e os palestrantes do Encontro

Além de manter sua tradição e trazer nomes graduados para falar sobre importantes temas, o evento, que teve o apoio incondicional, e naming right, da Equalan, fez parte das comemorações de 20 anos da UC. “Já estamos formatando o evento do ano que vem, com muitas novidades, formato inédito. O trabalho já começou”, afirmou Aluísio, que esse ano recebeu Eduardo Borba – Horsemanship Clássico; Dudi Ometto – Elementos fundamentais no trabalho do cavalo de Rédeas; Fernando M Viana – Preparação do Cavalo de Marcha; Bárbara Klein – Adestramento Básico do Cavalo de Marcha; Petit Herweg – Exercícios para você treinar seu próprio cavalo de Três Tambores; e Ishbak Shehadeh – Bitless System – Como ensinar seu cavalo a trabalhar sem embocaduras.

De fato, o evento superou todas as expectativas que os organizadores tinham. “Foi recorde  de público, muita troca de conhecimento e informação, onde as pessoas ficaram absolutamente a vontade com palestrantes. Tivemos, pela primeira vez, um patrocinador master, a Equalan, que ficou em contato direto com os consumidores do cavalo, como é a característica dos nossos eventos. A gente entende que ele foi produtivo para o mercado do cavalo, no sentido que tínhamos pessoas de mais de 60 cidades diferentes de todo o Brasil, criadores de todas as raças, cavaleiros profissionais, usuários do cavalo,  pessoal dos laboratórios e indústria alimentícia, todos interagindo entre si, com essa pegada do conhecimento”.

Aluisio destaca um dos pontos importantes nesta edição, que foi a interação em tempo real das pessoas pelas redes sociais. Além da divulgação da UC, os que estavam presentes ao evento publicaram bastante em Facebook e Instagram, ajudando a elevar ainda mais o alcance do Encontro para o grande público. Também, pela primeira vez, a UC transmitiu o evento ao vivo pela TV UC, seu canal no Youtube, com mais de 50 mil acessos.

Petit Herweg e Ishbak Shehadeh

“Para este evento, também incluímos uma proposta nova de interação com o público. Além das demonstrações nas pistas, fizemos palestras no auditório, tivemos demonstrações de pilates para cavalo, fisioterapia para cavalo, por exemplo. Então foi um evento realmente diferente e muito melhor do que podíamos sonhar. E a gente cada vez mais acredita nesse formato. Conhecimento, interação total de palestrantes e público, temas diversificados, que atingem de forma assertiva os consumidores de cavalo”, reforça ele, lembrando de um dos momentos mais bacanas, quando a Petit Herweg convidou Ishbak Shehadeh para trabalhar os cavalos dela durante sua demonstração no terceiro dia. “Dois palestrantes trocando conhecimento juntos e essa abertura mental é o que a gente acredita e estamos felizes demais com tudo”.

O Encontro de Horsemanship nasceu quando Aluísio, seu irmão Tulio Marins e Michelle Hahn, profissional do cavalo, que na época havia ministrado um curso de Doma na UC, tiveram uma conversa em um final de tarde. Eles debatiam sobre como as diferentes formas de iniciar um potro poderiam ser discutidas e mostradas por pessoas que compartilhavam de uma mesma ideia: iniciar um potro é algo relacionado ao aprendizado, ao ensinamento, às formas suaves e positivas e nunca violentas e desagradáveis. Nasceu então o 1º Encontro Internacional de Horsemanship, onde cinco convidados apresentaram suas ideias e conceitos de iniciar potros.

Horsemanship é uma palavra da língua inglesa, derivada e três palavras: Horse (Cavalo) Man (Homem, Ser Humano) e Ship (de relationship – relacionamento). Portanto, Horsemanship é o processo de relacionamento entre as pessoas e os cavalos. Imagine seu cavalo, ou um cavalo que você conhece. Pense sobre absolutamente tudo o que este cavalo necessita para viver, para trabalhar, para praticar modalidades ou realizar o que se espera e deseja dele. Isto é o Horsemanship – o conjunto de atributos, tarefas, responsabilidades e ideias que as pessoas devem ter sobre seus cavalos.

Por Luciana Omena

Deixe um comentário