Entidades do agronegócio debatem o bem-estar animal

A Sociedade Rural Brasileira, a ABQM e outras associações fizeram um encontro pioneiro em São paro para abordar a temática

Integrantes da Sociedade Rural Brasileira (SRB), ABQM, ABCPaint, Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Sociedade Rural do Paraná (SRP), Secretaria da Agricultura SP, Associação Brasileira dos Médicos Veterinários de Equídeos (ABRAVEQ), ABCZ, entre outros, se reuniram no dia 15 de agosto, em São Paulo/SP, na sede da SRB para tratar da temática Bem-estar animal.

ABQM
Encontro reuniu importantes entidade do agronegócio

Em conjunto, as entidades discutiram temas, ações e legislações que tratam da questão que traz diversos desafios ao setor agropecuário. Os envolvidos criarão uma agenda de ações para conter, por exemplo, as inseguranças no tocante às provas de laço, bem como respaldar criadores e produtores rurais.

De acordo com o Presidente da ABQM, Cicinho Varejão, a reunião foi muito produtiva. “O problema que estamos passando hoje, pode ser o problema de outras raças amanhã. Agora é a hora da união das raças equinas para mostrar nosso valor, nosso peso e o que representamos ao nosso país”, disse.

Ele afirmou também que será feito um trabalho em conjunto com a SRB e outras associações de raça para mostrar a atividade, que, conforme mencionou, “não é só de criar e entreter, mas temos também, o papel social”, garantiu Cicinho.

Daniel Costardi, Superintendente da ABQM, classificou o encontro como importante, estratégico e pioneiro em seu modelo de unir diversas entidades, talvez a mais representativas do agronegócio. “Entendemos e temos uma questão em comum a ser discutida que é garantir uma segurança jurídica para as pessoas que possuem animais e gostam de usar o esporte equestre para o lazer”, disse Daniel.

ABQM
Cicinho Varejão

Este, segundo ele, foi um primeiro passo de diversos contatos que serão feitos nos próximos meses, buscando um cenário a nível nacional. “A ABQM vem lutando há muitos anos tentando melhorar o esporte, mas entendemos que está na hora de ampliar essa discussão”.

A ABQM foi convidada pela SRB para discutir o problema. “Estivemos lá para pensarmos em novas ideias juntos. Trouxemos outras entidades, e já pensamos em novos membros para participar desse sarau de discussão. Vamos trabalhar de forma estratégica, fazer ações de curto, médio e longo prazo que nos dê essa garantia e prazer de continuar trabalhando, como sempre tivemos”, concluiu o Superintendente.

A ABQM esteve representada, além do presidente Cicinho e de Daniel Costardi, também pelo presidente do Conselho de Administração Ricardo Pulzatto, Ilson Romanelli, dr. Roberto Baumgarten e do veterinário Cesar Vilela.

Por Juliana Antonangelo

Deixe um comentário