Em entrevista, Dra. Brunna Fonseca fala um pouco da sua vida profissional e a importância da sua profissão no Bem-Estar Animal

Médica veterinária brasileira é uma das maiores referências em coluna vertebral equina

A saúde e o bem-estar dos cavalos é uma pauta sempre presente, não apenas no meio equestre. E cada vez mais, é preciso profissionais capacitados, especialistas que contribuirão para fortalecer ainda mais o Bem-Estar Animal.

Entre esses profissionais, a médica veterinária Brunna Fonseca, que é considerada uma referência em coluna vertebral equina. Formada pela Universidade Federal de Viçosa, e com residência, mestrado e doutorado pela UNESP, ela é uma das poucas especialistas com profundo conhecimento em biomecânica, diagnóstico e tratamento das afecções da coluna de equinos

A Revista Tambor & Baliza conversou com Brunna, que falou um pouco mais de sua profissão e a sua história na medicina veterinária.

Confira a entrevista com Brunna Fonseca:

Revista Tambor & Baliza: Como surgiu a ideia de se especializar em coluna vertebral de equinos?

Brunna Fonseca: Surgiu de uma da demanda de cavalos de alta performance na rotina do hospital da Unesp Botucatu. Os animais apresentavam queixas que não se justificavam através dos conhecimentos da época, o que levou minha orientadora (professora Ana Liz) a acreditar que podia ser por problemas de coluna.  Assim, resolvemos estudar o assunto na minha pesquisa de mestrado.

TB: Como você vê a importância da sua profissão?

Brunna Fonseca: Importância vital, pois o esporte equestre está cada dia mais competitivos, problemas de coluna podem diminuir significativamente o desempenho dos cavalos. Por outro lado, os problemas de coluna não significam o fim da carreira do cavalo, pois a coluna pode ser tratada e reabilitada, fazendo com que o animal retorne ao esporte tão bem ou até melhor que antes.

TB: Quando e porque você decidiu fundar a Axial?

Brunna Fonseca: Após mais 15 anos de pesquisa, palestras e muitos cursos dados, percebi que os veterinários ainda viam a coluna como algo distante da rotina. Além disso, após 14 anos dando aula em universidade pública, queria mudar de ares. Por isso, em 2020 resolvi me exonerar da UFV e oficializar a Axial, que deixou de ser uma marca para se tornar uma empresa, que oferece atendimentos especializados com coluna, cursos e congresso acadêmicos.

TB: Qual a importância de ser uma médica veterinária oficial da FEI?

Brunna Fonseca: Eu ainda estou começando minha trajetória na FEI, mas já consigo ver como as diretrizes veterinárias da FEI deveriam estar em todos os esportes, pois preza muito pelo cuidado dos cavalos. Se os esportes equestres que não estão na jurisdição da FEI não seguirem esse exemplo, acredito que em pouco tempo será muito difícil a manutenção dos eventos como vemos hoje. Há uma pressão muito grande na sociedade pelo bem-estar animal e precisamos nos adaptar a ela.

TB: Em 2021 você lançou um livro, pretende lançar outro?

Brunna Fonseca: Sim, pretendo lançar outro num futuro não muito distante.

TB: Como foi promover o Equine Spine Specialists (ESS)?

Brunna Fonseca: Está sendo uma incrível! Eu quis fazer algo especial para comemorar meus 20 anos trabalhando com coluna e estou muito feliz em ensinar tudo que aprendi nesses anos todos de pesquisas, atendimento clínico, aulas e cursos sobre coluna. E o feedback dos participantes está sendo muito positivo, então estou satisfeita com o resultado desse projeto.

TB: O Bem-Estar Animal é uma pauta discutida diariamente, como você acha que as pessoas podem ajudar ainda mais nessa questão?

Brunna Fonseca: Acredito que precisamos chegar em um equilíbrio nessa questão. A relação homem-cavalo é muito antiga, tanto que a medicina veterinária surgiu com o cuidado com os cavalos na guerra e os esportes equestres nasceram dessa interação. Não acredito que os esportes devem ser banidos, mas também vejo que precisamos de uma evolução em direção ao bem-estar. Até porque o bem-estar se reflete diretamente na performance então é de interesse de todos que o cavalo tenha o melhor tratamento possível.

O maior problema para mim é que a questão do bem-estar animal muitas vezes é encabeçada por de pessoas despreparadas, que não entendem adequadamente a relação homem-animal e querem humanizar os animais, ignorando suas necessidades reais.

TB: Qual o recado você deixa para os futuros médicos veterinários?

Brunna Fonseca: A medicina veterinária é uma profissão difícil, mas muito apaixonante. E para ter sucesso nela é importante investir em desenvolvimento técnico, pessoal e ter paciência para colher os frutos da sua dedicação. Por isso, se dedique e seja persistente.

Por: Heloisa Alves/Revista Tambor & Baliza
Imagens: Arquivo Pessoal/Brunna Fonseca

Veja mais notícias no portal Cavalus