O avanço da medicina aliado à melhora da qualidade de vida tem promovido o aumento da expectativa de vida da população.
Estamos vivendo mais e, para ter uma velhice ainda mais ativa e feliz, é cada vez maior o número de idosos que buscam alternativas que promovam melhorias não apenas físicas, mas também emocionais.
O uso de equoterapia é cada vez mais comum entre as pessoas dessa faixa etária e vem oferecendo inúmeras vantagens.
A técnica promove melhorias na fala, linguagem, processos de memória, organização espaço-temporal, percepção visual e auditiva, raciocínio lógico, comunicação, entre outros aspectos emocionais e físicos.
Segundo Iluska Cacimiro, coordenadora do projeto Sinergia Equus e instrutora equestre especialista em equoterapia, a técnica é muito utilizada para a reabilitação de pessoas com sequelas de acidentes e pacientes que sofreram um acidente vascular cerebral – AVC.
Outra vantagem técnica, explica a especialista, é a reabilitação de pessoas acometidas pela Covid-19 que ficaram com alguma sequela.
“São inúmeras as vantagens da técnica, não apenas para o corpo, mas também para a mente do praticante, pois trabalha o físico e o emocional, como a depressão e ansiedade”, ressalta Iluska.
Por que o uso de cavalos?
De acordo com Iluska Cacimiro, o simples toque no cavalo promove o estímulo de questões emocionais e essa aproximação e conexão com o animal têm um papel muito importante durante o atendimento.
“O cavalo é um animal dócil, carinhoso, inteligente e não tem preconceito, ele aceita a pessoa como ela é, independente da síndrome, da aparência, da raça, ou idade, provocando uma sensação de aceitação, facilitando o acesso da equipe multidisciplinar ao paciente”, afirma a instrutora equestre.
Equipe multidisciplinar
Durante a equoterapia, uma equipe multidisciplinar atua junto ao paciente para a promoção do bem-estar biopsicossocial.
Composta por um instrutor equestre, fisioterapeuta, psicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, pedagogo, educador físico, médico e médico veterinário, a equipe busca promover ganhos físicos ou emocionais, de acordo com a necessidade individual de cada praticante.
“A equipe pode alterar entre os profissionais de acordo com a necessidade do paciente, mas não podemos nos esquecer de citar o cavalo como facilitador, que é o verdadeiro terapeuta”, reforça Iluska.
O recomendado é o idoso praticar a atividade uma vez por semana para sentir os benefícios.
A Sinergia Equus
Localizada em Cerquilho, interior de São Paulo, a Sinergia Equus é um centro de equoterapia, filiado a ANDE BRASIL – Associação Nacional de Equoterapia. Sendo assim, é apoiado pela ABQM – Associação Brasileira de Cavalos Quarto de Milha.
Dessa forma, a entidade possui uma equipe multidisciplinar capacitada pela Ande Brasil, e realiza atendimentos de Equoterapia para pacientes da região.
Por fim, para mais informações entrar em contato através do número: (15) 99148-9096.
Por: Camila Pedroso
Crédito da imagem: Divulgação/Sinergia Equus
Veja outras notícias no portal Cavalus