Geral

Especial Dia das Mães: conheça Jacira Rodrigues

Durante essa semana estamos apresentando a história de algumas mães a fim de homenagear todas as mães do meio do cavalo

Na imensidão do olhar azul cristalino, uma mãe de múltiplas facetas. Jacira Rodrigues de Oliveira, 52, monta, compete, treina e acompanha os filhos. Com formação em Coach, Practitioner PNL e Desenvolvimento e Liderança, alçou vôos altos em sua trajetória no cavalo.

Formadora de opinião também, profunda conhecedora do meio que escolheu para viver com a família. O marido José Carlos Rodrigues e os filhos José Carlos Rodrigues Filho e Janaína Rodrigues. Mas Jacira não só está apenas cercada por eles, mas também por seus irmãos, sobrinhos, todos fazendo parte da mesma paixão.

Presente na modalidade Apartação, Jacira e a família sempre estiveram nos pódios. Fora da pista, ela ainda desenvolve outras atividades, como manejo, reprodução, doma, treinamento de amimais de Apartação, administração do CT, aulas para adultos e crianças.

Conversamos com ela, confira!

Especial Dia das Mães: conheça Jacira Rodrigues Durante essa semana vamos apresentar a história de algumas mães a fim de homenagear todas as mães do meio do cavalo
Foto: Divulgação/Roberto Mattos

Como tudo começou

“Em 1983, me casei com Zé Carlos, que era do cavalo. Foi quando o cavalo entrou na minha vida. Dessa forma, em 1992 comecei a trabalhar na Fazenda Santa Clara, em Rubiácea/SP. O trabalho envolvia todo o serviço do rancho e foi minha grande escola.

Em seguida, em 1995, comecei a participar de competições. Ganhei campeonatos e Potros do Futuro. Adoro trabalhar com os cavalos! Em 2000, já no Rancho Coyote, fiz cursos sobre doma, para aperfeiçoar o que já sabia. Acima e tudo, foi assim que me apaixonei ainda mais pelos cavalos”.

Conciliar o trabalho com os cavalos, casa, filhos, marido não era difícil. Contudo, o objetivo era o mesmo e estávamos focados. Os filhos ajudavam no rancho e estudavam. Janaina formada em Administração de Empresas e José Filho em Ciência da Computação. Eu e o Zé fizemos questão que eles tivessem uma formação”.

José Filho e Jacira

Dia a Dia

“Ser mãe de filhos que treinam e competem é uma alegria. A competição é um preparo para a vida e o cavalo ajuda nesse processo. De tal forma que lidamos com um ser que até hoje tem poder transformador na vida dos meus filhos. Nesse sentido, agora também dos netos.

Nesse meio que vivo só tive alegrias com meus filhotes. Em 2013, José Filho ganhou seu primeiro Potro do Futuro como treinador de cavalos de Apartação. Teve, sobretudo, uma sequência muito boa de resultados. A Janaína é tetracampeã do Potro do Futuro Jovem, entre outras provas.

Não consigo achar algo que me dê medo. Trabalhar com cavalos me dá esse suporte de saber que sempre existe uma saída. Preparei meus filhos para lidar com as adversidades e eles sabem que se precisarem podem retornar a base”.

Janaína e Jacira

Competidora, esposa de treinador e mãe de competidores/treinador, como divide as tarefas?

“Como uma mulher que vive dos cavalos e ama o que faz, tenho uma rotina que gira em torno deles. Divido meu tempo com a casa, em acompanhar os treinos, com a administração do rancho e os amigos clientes.

Estou sempre conversando com meu filho sobre os treinamentos. Desse modo, sempre trocamos ideias sobre as tendências de um bom treinamento. Ademais, tenho boas e várias lembranças de quando nós atuávamos juntos nos treinamentos e nas provas.

Em 2002, lá em Barretos/SP, que foi muito especial para mim, o Zé Carlos conquistou seu terceiro título de campeão Potro do Futuro pela ANCA. Eram seis animais para competir essa prova e tínhamos uma equipe bem afinada, feito uma orquestra. Eu ficava com a parte de selar e banhar os cavalos, enquanto José Filho e Jana no aquecimento dos animais e o pai na pista. Foi muito gratificante.

Em algumas oportunidades, nos dividíamos em duplas: Zé Carlos e Jana iam para as competições, enquanto eu e José Filho tocávamos o rancho. Enfim, são muitas histórias boas a seres contadas. Minha felicidade é que tenho filhos campeões na pista e na vida”.

Especial Dia das Mães: conheça Jacira Rodrigues Durante essa semana vamos apresentar a história de algumas mães a fim de homenagear todas as mães do meio do cavalo
Jacira ao lado do marido, filhos, nora e netos

Mensagem

“Deixo uma mensagem a todas as mães envolvidas com cavalos ou não. Hoje tenho um trabalho com crianças e adultos, a base é o cavalo utilizado como uma ferramenta poderosa.

Assim, trabalho todos os sentidos cognitivos e sentimentos de crianças e adultos voltado para o ser. Uma criança que cresce envolvida com cavalos saberá de seus princípios.

E que realmente tem valor na vida e será sempre fiel a seu ser. Afastadas depressões, das síndromes, das inseguranças. Sentimentos trazidos pela tecnologia do mundo moderno, que causam ansiedade.

Nada contra tudo isso, mas é necessário buscar o equilíbrio para se ter filhos saudáveis mentalmente. Troque o celular por um cavalo! Prepare seu filho para enfrentar a vida seguro de si com o que vier.”

Por Luciana Omena
Crédito da foto de chamada: Divulgação/Adilson Silva; demais: Arquivo Pessoal

Veja outras notícias no portal Cavalus