Esporte equestres transformados em obra de arte

Isabela Titiz usa o Realismo em Grafite para eternizar cavalos e cavaleiros

Com habilidades artísticas desde criança, Isabela Titiz, diz que sempre gostou de criar, pintar e desenhar. Ela desenvolveu seu talento para retratar os mais diferentes esportes equestres. “Eu amo pegar um papel branco e dar vida nele, desenhando um cavalo, ressaltando os músculos, para conseguir passar a imponência que esse animal tem”, comenta a artista de 26 anos.

Nascida e criada em Marília, no interior paulista, Isabela sempre teve contato com o meio rural. Esta relação se intensificou aos 12 anos, quando adquiriu seu primeiro cavalo e passou a praticar Três Tambores. “Sempre me identifiquei com esse mundo country, sempre fez parte de mim, por conta dos meus familiares”.

Há três anos ela começou a trabalhar com o Realismo em Grafite. Isabela já reproduziu nas telas esportes equestres como Três Tambores, Vaquejada e Polo. “Para fazer os desenhos, utilizo lápis grafite da marca alemã Staedtler 2b e 4b, esfuminhos, e as vezes caneta nanquim preta para realçar alguns detalhes. Primeiro faço o contorno do desenho e vou preenchendo ele parte por parte. Levo em média sete dias para finalizar os maiores”, explica.

Seu currículo conta com mais de 40 quadros, os quais já foram enviados para estados como Pernambuca, Bahia, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Além de um despachado para os Estados Unidos, especificamente San Diego, CA.

Para desenvolver seu trabalho com riqueza nos detalhes ela diz que é preciso observar. “Não estudo a morfologia de cada raça, gosto de observar os cavalos ao vivo. Sempre reparo em cada músculo, e em suas características anatômicas. E na hora de desenhar, me atento aos detalhes da imagem que eu estou reproduzindo”, salienta Isabela, que tem como inspiração artistas como Tim Cox e Jason Rich, que também desenham cavalos, mas usando a técnica óleo sobre tela.

Segundo informou, as obras podem ser nos tamanhos: A2 (42CM x 60CM) A1 (60CM x 84CM) 1,00M x 0,70M e atualmente, está disponível também, em um papel 1,00M x 1,00M.

Por Juliana Antonangelo

Deixe um comentário