Expointer: tradição sulista tem uma história de mais de 120 anos

No próximo sábado, 27, o Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), recebe mais uma edição da Expointer, tradicional evento do Sul que recebe visitantes do país inteiro e do mundo com uma programação diversificada no agronegócio.

A Expointer, que chega em sua 45ª edição neste ano e vai até o dia 04 de setembro, é uma verdadeira vitrine do agro, sendo um evento tradicional com a presença de várias raças de cavalos, além de outras espécies que movimentam este mercado no Brasil e no mundo.

História Expointer

Com uma história de sucesso, as feiras agropecuárias são consideradas tradições no estado sulista. De acordo com o site do próprio evento, registros apontam que em 1901 foi feita a 1ª Exposição de Produtos do Estado. Realizado no Campo da Redenção (atual área do Parque Farroupilha) e do campus central da UFRGS, em Porto Alegre, o evento teve a apresentação de bovinos, equinos, suínos, produtos agrícolas e industriais e artesanato, sendo a Exposição Nacional um “embrião” da Expointer.

Alguns anos depois, em 1909, a exposição mudou de nome e de casa. Agora, denominada de Exposição Agropecuária de Porto Alegre, passa a ser realizada Prado Rio-grandense, sendo a primeira no Rio Grande do Sul, com uso do termo pecuária na sua denominação. Ainda no local foi construído o Parque de Exposições Menino Deus, que recebeu feiras organizadas pelo Estado até 1969 e hoje é a atual sede da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio.

Já no período de 1967 a 1969, o Parque do Menino Deus se torna pequeno ao tamanho de evento, que já conta com a presença cabanheiros da Argentina e Uruguai. Então, o Governo do Estado decide pela compra 64 hectares da fazenda Kroeff, em Esteio, iniciando assim a construção do parque.

Em 29 de agosto de 1970 era inaugurado o Parque de Esteio com a realização da 33ª Exposição Estadual de Animais. Entretanto, só dois anos depois, foi realizada a 1ª Exposição Internacional de Animais, a Expointer, com início do ciclo de uma feira com a participação de diversos países.

Sete anos depois, o Parque de Esteio recebe uma nova denominação: Parque Estadual de Exposições Assis Brasil (PEEAB), sendo essa uma homenagem a um dos mais importantes políticos e produtores rurais do Estado no começo do século XX e que, neste mesmo ano, em agosto, teve a memória reverenciada com o título, concedido pelo governo estadual, de Patrono da Agricultura.

Já em 1999, a Expointer é marcada por mudanças consideradas significativas, com a criação de uma logomarca, criando assim uma identidade visual necessária para o evento, além da implantação do camping dos caminhoneiros, a construção de um anel viário, a flexibilização do horário e do valor do ingresso. Neste ano, o total arrecadado pela feira foi de R$ 2,81 milhões.

Seguindo a história da feira, com recordes em números, temos a edição de 2012, onde a Expointer se consolidou como a maior feira da agropecuária da América Latina e uma das maiores do mundo. A 35ª edição registrou um total de R$ 2.036.286.825,60, de comercialização, um recorde que na época que foi batido nos anos seguintes.

45ª Expointer

E para o ano de 2022 as expectativas são as melhores, já que a Expointer registrou um aumento significativo. De acordo com a organização do evento, neste ano a exposição contará com 5.093 animais de argola (que vão a julgamento), número que supera o do ano passado, que registrou 2.825.

Vale lembrar que os exemplares serão vistos em mais de 20 pistas de julgamentos e leilões. Outro ponto a se destacar é que a Expointer engloba bovinos, ovinos, equinos, bubalinos, caprinos, coelhos, aves e pássaros.

Cavalos na Expointer

Neste ano, a Expointer recebe 809 cavalos inscritos de diferentes raças. Além do retorno do Mangalarga Marchador, a feira terá a presença do Quarto de Milha, Cavalo Árabe, Crioulo, Morgan Horse, Mangalarga, Pônei, Appallosa, Lusitano, Paint Horse, Campeiro, Bretão e Puro Sangue Inglês.

Ou seja, uma feira para todos os gostos, com uma diversidade de animais e raças, além de uma programação cultural que você pode conferir diretamente do site da Expointer.

Heloísa Alves • Agência CavalusFonte: Expointer

Crédito imagens: Reprodução Internet

Veja mais notícias sobre Eventos aqui