Recorde marcou final do Movimiento a La Rienda, com decisão por desempate, pontuação inédita para a raça Crioula após oito horas de prova
A final do Movimiento a La Rienda 2018, prova organizada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, na quinta-feira, dia 28 de setembro, foi de muita emoção. A decisão veio por meio de um desempate de pontuação inédita na raça – 60 pontos. Foram oito horas de prova, que se encerrou quase a meia-noite.
A decisão se deu entre os conjuntos Marcelo Renato de Souza, montando Cac Cajuru Dante, e Cleiton Guimarães montando Eclipse Del Prieto. Souza se sobressaiu e defendeu seu título do ano passado garantindo o tricampeonato na categoria Profissional.
Souza disse estar muito feliz, agradeceu a Deus pela conquista e destacou o forte trabalho realizado. Salientou que todos que participaram da prova mereciam ser campeões. “Cleiton Guimarães é um super cavaleiro, uma pessoa que respeito demais, mas eu tive a sorte e o meu cavalo estava num dia bom e deu para ganhar”, afirmou.
Marcelo Renato de Souza e Cac Cajuru DanteMax Heller e Vicente Mafra foram os jurados responsáveis pela final do Movimiento a La Rienda. Segundo Mafra, foi uma alegria ter feito este julgamento. Ressaltou o alto nível desde a categoria Crioulos do Futuro, Profissional B com quatro competidores empatados para disputar o primeiro lugar com 49 pontos, e o Profissional A. Segundo ele, todos foram coroados com um nível de atuação e performance de cavalos e cavaleiros.
De acordo com Mafra, os jurados sabiam que tinham competidores com qualidade, mas mesmo assim ficaram impressionados com as performances. “Ganha o público, a raça Crioula com a modalidade. Convivo com a La Rienda desde 2011 e hoje fui agraciado com este momento de poder participar”, concluiu.
O Movimiento a La Rienda definiu seus campeões em três categorias: Profissional A, B e Crioulos do Futuro. Na pista principal do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, 40 conjuntos fizeram sua apresentação na semana que integra as Finais Funcionais da raça. Diferente do ano passado, nesse ciclo, a ABCCC optou por unificar as finais das provas esportivas. O Ranch Sorting foi a primeira modalidade a conhecer seus campeões.
Além do recorde na pontuação, o dia garantiu mais um título de tricampeão na categoria de Crioulos do Futuro. Cleiton Guimarães foi o campeão, com Katita do Capão Redondo. Ele também carrega o título de terceiro colocado na Expo FICCC 2018, além do segundo e terceiro lugares na categoria Profissional A e título de ginete destaque.
Na Profissioal B, a vitória foi de Marciel Paulo de Souza, montando Honroso 1334 Maufer. Ficando em segundo, também no desempate. Alice Borges Ferreira, montando SJ Abanico. Todos os resultados: www.abccc.com.br.
Exclusiva do cavalo Crioulo, o Movimiento a La Rienda é uma modalidade que conta com oito movimentos básicos de equitação e através da sua categorização prioriza cavalos e ginetes em nível inicial, intermediário e avançado de treinamento. Serve também de evolução técnica como cavaleiro, ajudando, inclusive, para modalidades com grau de exigência ainda maior como o Freio de Ouro.
Como não é uma prova com a presença do gado, ela gira em torno da precisão dos movimentos. É uma prova extremamente técnica. Portanto, precisa de muita correção, pouca reação e precisão nos movimentos para obter, por meio da avaliação dos jurados, notas a partir da casa dos sete, oito, nove pontos
Os conjuntos devem realizar Andaduras, Esbarradas, Troya (galope em círculos), Oito, Volapié (giro de 180º), Giro de Patas, Desmontar e Montar e Recuo, nessa sequência para que a nota do conjunto seja validada.
Colaboração: AgroEffective Comunicação
Foto: Fagner Almeida/ABCCC