Geral

Finnhorse é uma raça natural e única da Finlândia

São animais considerados de ‘sangue frio’, rápidos e versáteis

O Finnhorse, como seu nome expressa em tradução literal, é o cavalo da Finlândia, um país localizado na região nórdica de Europa. Ademais, é a única raça de cavalo desenvolvida inteiramente por lá e foi declarada, em 2007, a raça nacional oficial do País. Para a população, esse cavalo supre todas as necessidades, incluindo trabalho agrícola e florestal, corridas e equitação.

Entretanto, as origens exatas do cavalo finlandês inicial não são conhecidas. Como o Finnhorse e seus progenitores foram os únicos cavalos na Finlândia há séculos, a história da cidade anda junto com a da raça. Inegavelmente, a história documentada começa na virada do século 13. São animais considerados de ‘sangue frio’, rápidos e versáteis.

O Finnhorse é uma raça natural e única da Finlândia e ainda são animais considerados de ‘sangue frio’, rápidos e versáteis!
Garanhão participando de uma competição de Draft, puxando um carrinho de pedra, na década de 1930

Só que as influências externas de muitas raças de ‘sangue quente’ foram registradas a partir do século 14, tornando o Finnhorse ainda mais versátil. O stud book foi fundado em 1907, produzindo animais puros em números significativos por muitos anos. Contudo, devido à mecanização da agricultura e ao desmantelamento da cavalaria finlandesa na metade do século 20, o número da espécie caiu drasticamente.

De acordo com a Wikipédia, de um pouco mais de 400 mil animais na década de 1950, em 1987 eram pouco mais de 14.100. No entanto, o Finnhorse conseguiu sobreviver graças à sua popularidade nas corridas de arreios e à sua versatilidade na equitação.

O Finnhorse é uma raça natural e única da Finlândia e ainda são animais considerados de ‘sangue frio’, rápidos e versáteis!
Reconstituição histórica do uso do Finnhorse na cavalaria no início do século 20

Finnhorse

Há, sobretudo, quatro seções separadas no stud book do cavalo Finlandês, e cada uma apresenta características distintas. Há um tipo mais pesado, destinado ao trabalho conhecido como Finnish Draught. E outro trotador, mais leve que o animal de trabalho, conhecido também como Finnish Trotter. Há ainda um tipo de equitação mais versátil, com temperamento calmo e especialmente adequado a montaria. Por fim, há ainda uma variação de tamanho proporcionalmente menor, o Pônei Finlandês.

O padrão oficial define a raça como forte e versátil, de conformação robusta, com boa disposição e estatura mediana. A altura média para os cavalos finlandeses é de 1,55m (61 polegadas). São considerados cavalos vivazes, com temperamento confiável e alerta, ansiosos para cooperar com os seres humanos, obedientes e dispostos ao trabalho. São cavalos musculosos, fortes, resistentes, com boa ossatura e pernas resistentes. A cor mais comum é o castanho, muitas vezes com manchas brancas, juba e rabo louros.

Fonte e crédito das fotos: Wikipedia

Veja mais notícias no portal Cavalus

X