Nascido em 1940 e desaparecido em 1959, o animal tem títulos e história ao lado de Harry Llewellyn

Foxhunter e Sir Harry Llewellyn

Dentro e fora das competições, muitos cavalos conquistaram gerações de seguidores. São animais que fazem parte da nossa cultura devido aos seus papéis históricos no dia a dia dos nossos antepassados. Enquanto muitos se tornaram famosos por seus feitos longe da competição, exemplares como Charisma, Milton, Valegro e Foxhunter impressionaram os fãs do esporte equestre.

Foxhunter (1940-1959) foi um campeão de Saltos, montado por Harry Llewellyn. Ficaram conhecidos por sua participação na conquista da única medalha de ouro da Grã-Bretanha nos Jogos Olímpicos de Verão de 1952, em Helsinki, Finlândia. Na época, 41 dos 44 atletas eram oficiais e competiram de uniforme do exército.

O Hipismo foi representado pelo Salto, CCE e Adestramento. 52 cavaleiros de 20 países, onde o Brasil estava presente, disputaram medalhas no Salto. Foxhunter e Harry Llewellyn lideraram a Grã-Bretanha na conquista da medalha de ouro por equipes.

O conjunto em competição

Eles também fizeram parte da Equipe Britânica de Salto nos Jogos Olímpicos de Verão de 1948, ganhando a medalha de bronze e em muitos outros eventos internacionais. Foxhunter e Llewellyn são o único conjunto a vencer a King George V Gold Cup por três vezes – 1948, 1950 e 1953. Ganharam 78 competições internacionais durante sua carreira juntos.

Sir Harry Morton Llewellyn estudou na Oundle School e no Trinity College, em Cambridge, antes de entrar para o exército. Ele herdou o título de 3° Baronete após a morte do irmão mais velho, Sir Rhys Llewellyn. Desde 1930 ele já se destacava nas competições de Salto. Levava a vida de atleta com a de oficial, tendo combatido, inclusive, na Segunda Guerra Mundial.

Foxhunter e Sir Harry Llewellyn

Llewellyn comprou Foxhunter, um alazão castrado, em 1947. Após uma pesquisa que começou por estudar os registros de cada cavalo de Salto registrado no arquivo da British Show Jumping Association. O cavalo, que tinha cerca de 1,70m (67 polegadas) de altura, era filho do garanhão puro-sangue Erehwemos com Catcall.

Foxhunter morreu em 1959 e foi enterrado na montanha Blorenge, entre Abergavenny e Blaenavon. Uma placa no local lista suas conquistas e marca um estacionamento que está situado nas proximidades. Quando Sir Harry morreu, em 1999, suas cinzas foram espalhadas junto ao memorial do cavalo.

O Foxhunter Championship para cavalos novos, que acontece no Horse of the Year Show, foi nomeado assim após a morte de Foxhunter.

Placa marcando o túmulo de Foxhunter

Fonte e Fotos: Wikipedia

Escreva um comentário