Fran Miranda deixa legado no mercado equestre brasileiro

Por sua contribuição à criação de cavalos, Fran Miranda, falecido no último dia 30/06, deixa uma lacuna no meio equestre

A partida de Luís Francisco Miranda, conhecido por todos como Fran Miranda, comoveu o meio equestre brasileiro no último dia 30/06, em Itapira (SP). Ao longo de sua vida, ele foi um reconhecido apaixonado por cavalos – o que podia ser comprovado por meio da Paddock Ranch, seu criatório que virou referência no mercado de equinos de trabalho, sempre se aprimorando e trazendo grandes novidades para a criação 

Aliás, a paixão de Fran Miranda pelos cavalos veio da família que era do ramo agropecuário. Neste cenário, foi natural crescer em uma fazenda, cercado por bichos de várias espécies. 

Em meados de 78, ainda jovem, Fran Miranda teve o primeiro contato com a raça Quarto de Milha em Barretos, onde sempre ia com seu pai na festa do peão de boiadeiro. Logo, à princípio, ficou apaixonado pela estrutura e beleza da raça.

Já na vida adulta, virou empresário do ramo de transportes, porém, isso não o impediu de investir em grandes animais de trabalho. 

Foi em 85 que ele adquiriu os primeiros animais da raça Quarto de Milha: sete fêmeas mestiças do saudoso criador Clóvis Jolly de Lima Jr. Desse modo, foi formando, aos poucos, o seu plantel.

Em seguida vieram os animais puros da criação da Estância Lagoa do Sol, que era muito forte naquela época. Como era aficionado pela linhagem de trabalho, conheceu em meados de 1988, Wilson Dosso e dele adquiriu dois grandes campeões de laço, Apollo VM (campeão nacional de laço de bezerro com o saudoso Testa ) e Coronel da TM.

Fran Miranda investiu em animais de trabalho

Foi então que Fran Miranda começou a investir forte em animais de alta qualidade genética, nacionais e importados. Em 2006, adquiriu as primeiras matrizes importadas e assim surgiu o Paddock Ranch, contribuindo sempre pelo melhoramento genético do plantel nacional.

Foi em 2020, durante a 17ª edição do Leilão Paddock Ranch que o haras bateu recorde nacional de comercialização dentro da raça Quarto de Milha com a Electric Bueno Spark (Jacs Eletric Spark x Sheza Muybuenochex) vendida pelo valor de R$ 2.400.000,00, um recorde até então.

A morte precoce de Fran Miranda, aos 60 anos, com certeza, deixa, além da saudade de sua esposa, Renata e das filhas, Laura e Eliza, um legado de amor e muita dedicação para o mundo dos cavalos.

Por Wesley Vieira/Agência Cavalus
Com informações de Natália de Oliveira
Fotos: Divulgação/ABQM

Leia mais notícias aqui.