Com a #PrayForTexas o mundo se solidariza com a tragédia e as pessoas também estão se mobilizando para ajudar os cavalos afetados pelo Harvey
O Furacão Harvey é um ciclone tropical atualmente ativo que recentemente atingiu o solo no estado do Texas, nos Estados Unidos, como um grande furacão de Categoria 4 (onde a escala máxima é 5 na escala Saffir Simpson), o furacão mais poderoso a atingir o Texas em 50 anos.
Houston foi a cidade mais afetada até agora.Ele se desenvolveu a partir de uma onda tropical ao leste das Pequenas Antilhas, no dia 17 de agosto. Ao entrar no Mar do Caribe, a tempestade começou a enfraquecer devido ao moderado cortante do vento. O Furacão Harvey voltou a se intensificar rapidamente em 24 de agosto, recuperando o status de tempestade tropical e tornando-se um furacão mais tarde naquele dia, atingindo Rockport, Texas, em sua máxima intensidade no dia 25.
Foram atingidos ao todo 480 km de extensão territorial. A cidade mais afetada foi Houston e cidades menores ao redor. Não chegou a atingir Dallas, por exemplo, que fica no meio do Estado.
Até o momento, mais de 50 pessoas foram achadas sem vida e muitas casas e cidades destruídas. Voluntários, entre eles brasileiros, ajudam as pessoas desabrigadas – que passam de um milhão – com mantimentos e produtos de higiene pessoal. Os cavalos também estão tendo uma atenção a parte nessa tragédia. O Texas é um estado naturalmente com muitos ranchos e muita gente tem se voluntariado para abrigar e cuidar dos animais. Há também as pessoas que estão dedicando seu tempo no resgate de cavalos ilhados pela tempestade.
Rancho em Kerrville, Texas. Foto: FacebookDianne Lents, de Kerrville, Texas, por exemplo, colocou todo o seu rancho à disposição de pessoas que queiram levar seus cavalos para abrigar enquanto se recuperam. Eles também se oferecem para fazer o transporte. Niki Diano, esposa do treinador de Rédeas, Gabriel Diano, médica veterinária e proprietária da Therapy4Horses, também está entre as muitas pessoas que se voluntariaram nesta missão. Ela se dispôs a tratar como também a levar mantimentos. Milo DeWitt, membro da PRCA e ex-all-around cowboy, ofereceu suas terras para qualquer tropeiro ou competidor que precisem abrigar seus animais. Sua propriedade fica em Rio Rico, Arizona, 80 milhas ao sul de Tucson.
Essas são apenas três histórias entre muitas, de pessoas que estão ajudando em meio ao caos que o Estado se tornou.