Raça é originária do Reino Unido e foi desenvolvida pelos Romanichal Travelers, um grupo descendente dos ciganos Romani
Se você conhece um pouco da história cigana sabe que são um povo nômade que viaja de um lugar ao outro em grandes carroças. Com a finalidade de encontrar uma raça de cavalo que puxasse esses veículos de forma ideal, os Romanichal Travelers, um grupo cigano descendente dos Romani, criou a Gyspy Vanner. Cavalos altos, grandes, robustos, porém dóceis iam à frente das imponentes caravanas.
Tudo isso por volta de 1850 até o final do século 19 e primeiras décadas do século 20. Então, para se chegar ao cavalo ideial, os ciganos cruzaram Shire, Frisio, Clydesdale e pônei de Dales e conseguiram criar o Gyspy Vanner. Mesmo com uma história antiga, tendo registros fortes também logo após a Segunda Guerra Mundial, o primeiro registro oficial se deu apenas em 1996.
Características
Dedicados a ter o melhor animal, o treinamento dos animais começava cedo. Os Gypsy Vanner são de porte grande e por conta de sua estrutura muscular podem puxar até cinco vezes seu próprio peso. Exemplares sadios da raça chegam a pesar de 450 a 600kg. Os cavalos ciganos, como são chamados no Brasil, têm uma altura média entre 1m40 e 1m60 de cernelha. Também são conhecidos como Gypsy Sob, Gypsy Horse e Irish Cob.
Atualmente existem dois grandes haras especializados na criação dessa raça aqui no Brasil, de acordo com o Geer.ucs. Considerado um cavalo de tração e usado em esportes com charretes, o Gypsy Vanner também é utilizado em provas de Adestramento. Por sua docilidade é ideal também em sessões de Equoterapia.
Visto que os ciganos procuravam cavalos coloridos para a tração de suas caravanas, o Gypsy Vanner é uma raça com ampla diversidade de pelagem. Assim sendo, as mais comuns são tobiano, alazão, negro e castanho, mas também são encontrados tordilho e Palomino. Como curiosidade, os pelos nas patas têm a função de proteção contra insetos e caem naturalmente sem precisar aparar.
O Gypsy Vanner já apareceu em diversos filmes como O Hobbit, A Bela e a Fera (2017) e Whitney Brown. Nos Estados Unidos cavalos ciganos são conhecidos como ‘Golden Retrieveres de cascos’ em razão da docilidade e inteligência.
Fonte: Geer.ucs e Wikipedia
Crédito da foto: Divulgação/Magicvalley
Veja mais notícias no portal Cavalus