Haras Jacovas é marcado pela autossustentabilidade

A treinadora Raquel Jacovas lista as conquistas do haras que leva o sobrenome de sua família e está localizado em Osório, no interior do Rio Grande do Sul

Uma propriedade ecologicamente correta e autossustentável. É assim que Raquel Jacovas define o Haras Jacovas de propriedade do seu pai José Antônio Jacovas. Localizado em Osório (RS), o local tem, além de outros atributos, um plantel de Árabes com histórico de prêmios conquistados ao longo dos 36 anos desde a sua inauguração. “Prezamos pela qualidade dos nossos animais e isso vem se refletindo nas vitórias, entre elas, como maior criador e expositor de provas funcionais do cavalo Árabe”, destaca ela que também é treinadora e conversou com o Portal Cavalus.

Um dos destaques do Haras Jacovas é o fato dele ser autossustentável. Conta pra gente um pouco sobre isso.

Situado entre a capital e o litoral, nosso haras tem localização privilegiada. Com isso pudemos criar uma propriedade ecologicamente correta, com autossustento em pastagens, além de toda estrutura necessária para manejo e treinamento.

Haras está localizado em uma região bucólica de Osório no Rio Grande do Sul

De que forma vocês decidiram criar cavalos Árabes?

A ideia de criar cavalos Árabes no Haras Jacovas surgiu ainda no primeiro contato que meu pai teve com a raça. Impressionado com tamanha beleza e resistência dos Árabes, iniciou sua criação com duas éguas e um garanhão, que foram de corridas de longa distância. A partir daí, teve continuidade o plantel de cavalos com as características inigualáveis de beleza do Árabe com foco em função, surgindo o prefixo FHJ. Desde lá, foram diversos garanhões e éguas importados da Polônia e EUA, com linhagem de sela. Hoje nosso foco são animais de provas funcionais e Enduro Equestre.

Quais foram as dificuldades enfrentadas, principalmente, quando falamos da raça árabe?

A maior dificuldade de um criador de cavalos Árabes com foco funcional é conciliar o mercado com os cavalos de exposição, que é o maior foco da raça. Hoje, o cavalo montado está ganhando cada vez mais espaço e proprietários, mas há uma luta constante para se ganhar espaço no âmbito nacional.

São muitos prêmios conquistados ao longo destes 36 anos? 

O Haras Jacovas possui diversos prêmios de maior criador e expositor de provas funcionais do cavalo Árabe, sendo o último conquistado agora em 2022 nas modalidades de 6 balizas e maneabilidade. Em 2021, com a criação da ARABIAN CUP, programa nacional de fomento do cavalo Árabe montado, o cavalo de nossa criação FHJ NATAN ganhou um carro 0km entre os 10 melhores colocados. 

Raquel com a vitoriosa FHJ GALLACIA, uma das estrelas do Haras Jacovas

E o que você destacaria nessa caminhada?

Sem dúvidas, a FHJ GALLACIA que foi oito vezes campeã nacional de 6 balizas, e o FHJ JERRY, que foi o melhor conjunto do mundo de 120km Young Riders no ranking FEI com a amazona Natascha Hannegraf. Por fim, destaco a FHJ VÂNIA, que foi campeã nacional Jr Fêmea em 2016, mostrando que nossos animais também, além de funcionais, são competitivos na morfologia – título esse que foi ganho pela primeira vez por um criador do RS expondo seu produto.

Quais são os principais animais em pista?

Hoje estamos com diversos animais de garanhões já falecidos ainda competindo, descendentes do Parigi Van Ryad – que foi considerado o melhor reprodutor do Brasil de 6 balizas em 2022, e do *LF Firewater, melhor reprodutor de maneabilidade em 2022. São cavalos já experientes que seguem demonstrando a longevidade do cavalo Árabe, entre eles os veteranos FHJ Natan, FHJ Nutria e o FHJ Tibério – que está iniciando sua trajetória como garanhão. 

E quais os próximos passos?

Nossa aposta para 2024 em diante será a produção do Iraque, cavalo lindíssimo com uma ótima estrutura que adquirimos recentemente, o qual está com apenas 3 anos e deve competir no Potro do Futuro da Nacional deste ano.

Raquel durante os Melhores do Ano

Por Wesley Vieira/Redação Cavalus

Fotos: Divulgação/Haras Jacovas

Leia mais notícias aqui.