De acordo com o Texas Tribune, o maior incêndio florestal da história do Texas queimou mais de 1 milhão de acres no Panhandle. A propagação diminuiu, mas as condições meteorológicas permanecem precárias (fortes ventos e vegetação seca).
Pelo menos duas pessoas morreram e o incêndio também matou milhares de animais, destruiu colheitas e infraestruturas.
O Texas Panhandle é uma região do estado do Texas, nos Estados Unidos, que inclui os 26 condados mais setentrionais do estado, limitando com o Novo México a oeste e o Oklahoma a norte e a leste.
Maior incêndio do Texas
Ainda segundo a publicação, o calor recorde no inverno e ar seco ajudaram a aumentar a propagação do fogo nessa área. É importante ressaltar que não é incomum haver risco de incêndio no inverno no Texas, quando a vegetação está morta, dormente ou seca.
A destruição em massa do solo, das plantações, dos animais gerou ainda outro descontrole, o da economia. Mais de 85% da população pecuária do estado está localizada em fazendas no Panhandle, de acordo com o Departamento de Agricultura do Texas.
Medidas de auxílio
Estima-se que 14 agências estaduais e 45 agências locais estão trabalhando na contenção dos danos e na extinção dos focos do incêndio. A tarefa não está fácil, comunica o Texas A&M Forest Service, por conta do clima.
Entre as medidas, conforme matéria na Quarter Horse News, uma que diz respeito aos animais, é a isenção de documentação de movimentação entre fronteiras.
Uma ação da Comissão de Saúde Animal do Texas (TAHC) com os escritórios veterinários estaduais em Oklahoma e Novo México, facilitando a retirada de todos os animais, gado e cavalos, das áreas afetadas e em risco para estados vizinhos, com mais agilidade e segurança.
Por Redação Cavalus
Crédito das fotos: Divulgação/Temple Daily Telegram, People, Texas Tribune
Leia mais notícias internacionais aqui