Luciano Rodrigues buscou nesse artigo mostrar a você um passo a passo básico, mas que muita gente se enrola na hora de fazer: inscrições em eventos
Com a retomada dos esportes em meio a pandemia, alguns leitores perguntam qual a diferença entre amador, aberta e as provas em rodeios, por exemplo. Quando você acessa um local de inscrições em eventos se depara ainda com as diversas classes e modalidades existentes no esporte, principalmente os promovidos pela ABQM.
Assim, para as provas oficiais da ABQM, usa-se o Regulamento Geral de Concursos e Competições da Raça Quarto de Milha. Sobretudo, para fazer a suas inscrições nos eventos, alguns conceitos precisam ser explicados.
LEIA TAMBÉM
- Babieca é um cavalo que construiu a Espanha
- Estatística dos vencedores do GP Potro do Futuro de Corrida
1º PASSO
Qual a sua modalidade? Entende-se por modalidade o tipo de prova que irá participar. Só para ilustrar, Três Tambores, Rédeas, Apartação, Laço em Dupla, entre outras.
Cada modalidade tem suas regras e julgamentos específicos. Medidas de pistas diferentes, uso de gado ou não, uso de tambores, balizas, laços são características que também as diferem. Cada modalidade, em princípio, tem o seu jeito.
Você tem um animal, mas nunca teve contato com alguma modalidade. Antes de realizar as inscrições em eventos, a fim de começar a prática qualquer uma delas, procure conhecê-las. É essencial entender as regras, os custos e, principalmente, a afinidade, aquela que você terá prazer em participar.
2º PASSO
Em seguida, temos as classes. Essas são as subdivisões das modalidades. Duas distinções de classes são importantes: Aberta e Amador.
Na classe Amador o competidor só pode participar montando animais de sua propriedade. Por outro lado, os cavalos ainda podem estar em nome de “seus pais, filhos, netos, avós, tutor, tutelado, irmãos, irmã, esposa, enteados, meio-irmão,meia-irmã, padrasto, madrasta, pais do padrasto/madrasta, sogro, sogra, genro enora; ou de sua corporação, desde que seja indicado um representante legal”.
Vale lembrar que os competidores amadores não podem receber nenhuma remuneração para serem classificados nessa categoria. Também não podem apresentar animais em copropriedade.
Já na classe Aberta, podem participar todos os cavaleiros, profissionais ou não. Entende-se por profissional o treinador que recebe pelo treinamento do cavalo. E, portanto, faz do treinamento sua profissão. O animal não precisa, necessariamente, ser de sua propriedade. Porém como competidor deve ser sócio da ABQM e estar em situação regular.
Seja como for, na Amador só podem participar os proprietários/familiares dos animais, profissionais não participam. E na Aberta, não só o amador, mas também o profissional podem participar.
Além destas duas classes, há Jovem, com regras muito parecidas com a Amador. Sua diferença está na idade do competidor. A fim de ser enquadrado na classe Jovem o participante deve ser sócio da ABQM e que ter 18 anos ou menos no dia 1° de julho do ano hípico corrente.
3º PASSO A
Você escolheu a modalidade e definiu a classe em que enquadra. Vamos então para a categoria. As categorias são as divisões da classe conforme a idade dos animais e/ou cavaleiros que irão participar da prova e/ou suas pontuações.
Quando for fazer inscrições em eventos do Quarto de Milha, deve observar que para os animais têm-se as seguintes categorias:
- Livre/GP ABQM: animais de todas as idades competem juntos
- Júnior: animais com anos de idade hípica
- Sênior: animais com 6 anos hípicos ou mais
- Iniciante: exclusiva para cavalos com 3 anos hípicos
- Castrados: machos puros de origem ou puros por cruza, castrados cirurgicamente
Enquanto que os competidores profissionais podem se encaixar em:
- Livre: sem divisão de idade e sexo dos competidores
- Feminina: exclusiva para mulheres de qualquer idade, profissionais ou não
- Aberta Master: exclusiva para competidores com 50 anos hípicos ou mais
- Profissional Light (amadores, principiantes e jovens não são permitidos):
100 – exclusiva para competidores profissionais nas modalidades Seis Balizas e Três Tambores que não atingiram 100 pontos em Registro de Mérito pela ABQM.
50 – para competidores profissionais nas modalidades Apartação, Laço Cabeça, Laço Pé, Laço Comprido, LaçoComprido Técnico e Rédeas que não atingiram 50 pontos em Registro de Mérito pela ABQM.
30 – usada para competidores profissionais na modalidade Vaquejada que não atingiram 30 pontos em Registro de Mérito pela ABQM
Castrado – para competidores profissionais montando animais machos puros de origem ou puros por cruza, castrados cirurgicamente e com anotação feita no registro do animal pelo StudBook da ABQM
3º PASSO B
Logo depois encontramos as regras para classificar os competidores amadores. Todas as categorias começam com a palavra Amador:
- Master A: a partir de 40 anos hípicos; Master B: a partir de 50 anos hípicos
- Light (para competidores amadores que tenham 19 anos hípicos ou mais no dia 1° de julho:
100 – nas modalidades Seis Balizas, Três Tambores, Ranch Sorting e Team Penning e competidores que não atingiram 100 pontos na ABQM
35 – válida nas modalidades Laço Comprido e Laço Comprido Técnico, para competidores que não atingiram 35 pontos na ABQM
30 – exclusivo para a Vaquejada em que os competidores não atingiram 30 pontos na ABQM - Amador Light nas nas provas de Laço Cabeça, Pé e Dupla é para os laçadores que sejam considerados de handicap de até dois bois
- Animal Castrado: competidores amadores montando machos puros de origem ou puros por cruza, castrados cirurgicamente
- Jovem Animal Castrado: competidores jovens montando machos puros de origem ou puros por cruza, castrados cirurgicamente.
Inscrições em eventos como rodeios ou instituições próprias
Quanto as provas não oficializadas pela ABQM, o regulamento é determinado pela organização do evento. Algumas provas realizadas dentro de eventos de rodeio, como por exemplo os Três Tambores, podem seguir as regras do evento e até do circuito. Portanto, não obrigatoriamente seguindo as regras da modalidade determinadas pela ABQM.
No rodeio a pista de Tambor, muitas vezes, tem tamanho reduzido, a prova não divisões de classe ou categorias. Assim como não são exigidas as vestimentas em todo o momento, entre outras. Outro exemplo é o Laço Comprido, que pode seguir o regulamento da ABQM, como o dos circuitos ou do Movimento Tradicionalista Gaúcho. A saber, esse último, de onde surgiu as provas da modalidade.
Dica
Antes de começar a participar das competições, busque o regulamento e as regras apresentadas pela entidade que realizará o evento. Assim, seu treinamento e planejamento poderão ser mais efetivos e sem preocupações com estas questões burocráticas. Pois, no dia do evento o mais importante é se divertir.
Colaboração: Luciano Ferreira Rodrigues Filho
Cavaleiro e Pesquisador | Campeira Dom Herculano | lu_fr@yahoo.com.br
Crédito das fotos: Divulgação/ABQM
Veja outras notícias no portal Cavalus