Uma das grandes empresas de nutrição do país, a Integral Mix produz uma linha completa de produtos para equinos, aves, peixes, ovinos, caprinos, bovinos, suínos, coelhos, cães e gatos Completando 24 anos de trajetória, a Integral Mix atua no mercado nacional de nutrição animal, produzindo uma linha completa de produtos para equinos, aves, peixes, ovinos, caprinos, bovinos, suínos, coelhos, cães e gatos. Para fornecer uma nutrição de alta performance, a empresa desde a sua fundação passou por processos de desenvolvimento, buscando inovação e pesquisas constantes. Com sua matriz sediada em Fortaleza, no Ceará, a Integral Mix foi expandindo suas operações e abriu unidades na Bahia, São Paulo e Pará.
Integral Mix 2024
Neste ano de 2024, em especial, a empresa alcançou outro marco importante com a inauguração da quarta unidade da Integral Mix, em Paragominas (PA). A nova fábrica é símbolo da expansão da empresa no Norte do Brasil e reflete o compromisso com a sustentabilidade e a inovação.
“Paragominas é uma região que sempre me fascinou pelo potencial de transformação através da Agricultura e Pecuária Sustentável. Atualmente, a nossa nova unidade é um braço forte na intensificação da pecuária local e no apoio à Piscicultura” destaca o diretor da Integral Mix, Marcos Lima. O crescimento da produtividade da pecuária brasileira é uma das grandes forças motrizes da empresa, para acompanhar os avanços a Integral Mix desenvolve produtos com alta tecnologia a fim de compensar e mitigar a redução da qualidade da pastagem. Além disso, recentemente, a empresa também inaugurou próximo a sua unidade em Paragominas, o Centro Integral de Nutrição de Pecuária de Corte (CINPEC), onde desenvolve pesquisas dedicadas a avaliar o consumo mineral e dieta total, além de fornecer insights sobre o ganho de peso dos animais participantes das avaliações, inclusive animais da raça Nelore e Guzerá já foram avaliados no centro em 2024. Segundo Lima, a empresa foi um negócio que começou bem pequeno, um sonho sustentado pela força de trabalho de toda equipe e a confiança dos clientes.
“Hoje, 14 de dezembro, é uma data importante para nós da Integral Mix, pois comemoramos 24 anos de história, uma história pautada pela busca de entender as necessidades e os desafios dos nossos clientes, contando sempre com uma equipe extremamente preparada e motivada e que elevou hoje a marca Integral Mix a um status de marca nacional. Queria dividir com vocês essa alegria e contar com todos os parceiros, clientes, amigos para que a gente possa comemorar mais um ano de história sabendo que nós estamos ainda apenas começando. Já se foram 24 anos e que Deus possa nos orientar por muitos outros anos”, afirmou o diretor da Integral Mix.
Marcos Lima é um visionário, iniciou sua trajetória empresarial aos 18 anos, inspirado pelo espírito empreendedor de sua família, que é sinônimo de tradição e referência na avicultura. Sua avó foi fundadora da Granja Regina, em 1958, que produzia ovos e tornou-se um ícone na mesa dos cearenses. Esse ambiente formou o alicerce para o seu desenvolvimento como empresário, ao lado dos irmãos Tissiana Lima, diretora da Pole Alimentos, e Victor Lima, diretor da Atlântica Agroindustrial, que juntos formam o Grupo SL. Com apenas 20 anos, Marcos Lima ingressou no mercado de nutrição animal, a partir do arrendamento de fábricas, em Fortaleza. E, no ano de 2000 fundou a Integral Mix, que inicialmente produzia ração para aves, mas logo expandiu sua atuação e atualmente alcançou o reconhecimento nacional. “Nossa origem vem da Avicultura, onde comecei minha vida empresarial como integrado de frango. Hoje, 24 anos depois, a Integral Mix é uma das maiores marcas de nutrição animal do país”, comemora o diretor da empresa. Segundo Lima, o crescimento da empresa foi impulsionado pela capacidade de identificar oportunidades de mercado. “A Integral Mix é o resultado de um sonho que nasceu do desejo de construir algo maior. O mercado nacional sempre foi o motor que guiou nossos investimentos. Foi ele que nos levou a arrendar e, depois, adquirir fábricas em regiões estratégicas, ” destaca Lima.
Crescimento da produção de ração A produção brasileira de rações e suplementos minerais deve continuar avançando. Em 2023, o setor registrou um crescimento de 1%, totalizando 83,6 milhões de toneladas, 1,2% acima da quantidade de 2022. Com perspectivas positivas, o setor deve produzir 88,3 milhões de toneladas de rações este ano, registrando um crescimento de 2,4%. O Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações) prevê um aumento na produção de rações para animais de todas as espécies. A alimentação para bovinos de corte confinados e semiconfinados deve apresentar um incremento de 4,3%. Enquanto a produção de rações para vacas leiteiras deve avançar 1,8%. Marcos ressalta que este crescimento é essencial para fortalecer a cadeia produtiva brasileira e atender a demanda crescente por carne e leite no mercado interno e externo.
Fonte: Compre Rural
Fotos: Divulgação/Integral Mix
Leia mais notícias internacionais aqui.