Com o fim das competições, os jogadores de futebol aproveitam as férias para descansar da rotina intensa de treinos, viagens e partidas que vivem durante a temporada. Enquanto uns preferem praia e festas, outros optam pela tranquilidade do interior e trocam as chuteiras pelas botas.
Arrascaeta, do Flamengo, Arturo Vidal, do Athletico, Cavani, do Boca Juniors, Eder e Gustavo Barreto, do Criciúma, e Lucas Silva, do Cruzeiro, não escondem a alegria quando estão em meio à natureza. Todos são apaixonados por cavalos e, alguns deles, inclusive, já iniciaram criação.
Confira a lista de jogadores:
A paixão por cavalos na família de Arrascaeta começou antes mesmo do meio-campista do Flamengo e da Seleção do Uruguai nascer. O primeiro nome do jogador, inclusive, tem um significado especial. O pai, Alfredo, o batizou de Giorgian como forma de homenagem ao cavalo que mais lhe deu alegrias nas corridas de jóquei.
O volante é mais um jogador de futebol da lista de quem divide o amor pela bola com os cavalos. Atualmente no Athletico, mas com passagens vitoriosas por Flamengo, Seleção do Chile, Bayern de Munique e Barcelona, Vidal construiu um haras para criar cavalos de corrida em San Clemente, no Chile.
O experiente atacante Edinson Roberto Cavani Gómez, de 36 anos, também é apaixonado pela vida rural. Quem viu o camisa 9 dentro das quatro linhas, seja pelo Boca Juniors, PSG, Manchester United, Valencia, Napoli ou Seleção do Uruguai, talvez nem imagine que o hobby preferido dele é estar em meio à natureza.
O local do refúgio do badalado atacante é a cidade de Salto, distante 500km da capital Montevidéu, no Uruguai. Durante a pandemia de Covid-19 e com o futebol paralisado, refugiou-se no local e mostrou, pelas redes sociais, que mantinha a forma correndo junto aos cavalos. Prêmios conquistados pelos animais em concursos também já foram celebrados por ele.
O atacante do Criciúma, clube de Santa Catarina recém-promovido à elite do Campeonato Brasileiro, passou grande parte da carreira no exterior e defendeu Internazionale (Itália), Sampdoria (Itália), Empoli (Itália), Brescia (Itália) e Jiangsu Suning (China) até acertar o retorno ao Tigre, em janeiro de 2023, após duas temporadas no São Paulo. A ida ao Sul o deixou mais perto de outra paixão.
Eder é dono da Cabanha Bella Serra, em Lauro Müller, cidade a 200km de Florianópolis, e cria cavalos da raça crioulo.
Campeão da Série B do Brasileiro com Bragantino (2019) e Botafogo (2021) e atualmente no Criciúma, o volante Barreto é apaixonado por rodeios. Nas férias, o jogador de 28 anos participa da atividade ao lado do pai em Nova Prata, no Rio Grande do Sul. A dupla já foi campeã na categoria laço comprido, modalidade que visa laçar bois.
“Tenho uma égua no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) da cidade e participo de rodeios. Esse ano ainda não ganhei nada, mas, às vezes, subo no pódio”, contou ao Globo Rural.
Volante do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro de 2023 e com passagens também por Real Madrid, Olympique de Marseille e Grêmio, Lucas Silva, de 30 anos, tem uma fazenda em Bom Jesus de Goiás, a 200 km de Goiânia.
O local, que tem o nome de Bola de Ouro, é administrado pelo pai, com o auxílio da irmã e do cunhado, e recebe a visita do atleta nas folgas.
Em entrevista recente ao Globo Esporte, Lucas contou que possui criação de cavalos voltada para a raça “Quarto de Milha”, originária dos Estados Unidos e que tem como características a força física e a velocidade.
Fonte: Globo Rural
Fotos: Reprodução/Instagram
Leia mais notícias aqui.