Dependendo de como foi a lesão, o modo como se machucou, o acidente pode ter deixado um trauma emocional. Isso é especialmente verdadeiro se aconteceu a cavalo e, é possível, que você hesite em voltar a montar.
Mesmo que a lesão não tenha sido relacionada ao esporte equestre, ou aos cavalos, ainda pode haver o medo de se machucar novamente. O desconforto físico, nesses casos, faz parte do processo, então o receio de voltar subir na sela é genuíno. Montar exige certos músculos e resistência.
É crucial ter paciência e seguir um plano gradual de retorno. Comece com exercícios de baixo impacto para fortalecer os músculos, aumente gradualmente a intensidade e a duração dos treinos, e ouça seu corpo para evitar sobrecarga. Além disso, certifique-se de que tudo esteja ajustado corretamente para evitar novas lesões.

Montando novamente após uma lesão
- Obtenha autorização do seu médico antes de voltar a montar: você deve estar completamente curado! Se tiver algum trauma emocional, converse com um terapeuta esportivo, que poderá orientá-lo melhor.
- Comece no chão. Volte ao seu CT ou rancho, e passe um tempo de qualidade com seu cavalo . Você pode escová-lo, fazer carinho e até mesmo fazer pequenas caminhadas.
- Escolha um cavalo tranquilo e vá devagar na sua primeira cavalgada após uma lesão. Será útil ter um amigo ou familiar para ajudá-lo. Caminhe, pratique a respiração e tente se manter relaxado. Se o medo tomar conta de você, diminua o ritmo e desça se necessário.
- Trabalhe com um instrutor compreensivo. Diga a ele que você sofreu uma lesão e precisa de um tempo para voltar a ser quem era antes. Ele ajudará você a desenvolver metas alcançáveis.
- Ouça seu corpo. Se estiver dolorido, vá com calma. Você precisa ter paciência consigo mesmo.
Comemore cada passo do caminho! Montar, especialmente se for para competição, não é fácil e simples. Exige coragem e determinação. Se você ama cavalos, não desista deles.
Fonte: Cowgirl Magazine
Fotos: Divulgação/CM
Leia mais notícias aqui