Atleta da Alemanha foi medalhista de ouro por equipe nos Jogos Olímpicos de Verão em 1968. Em seguida, em 1972, de forma inédita ganhou primeiro lugar no individual
A atleta alemã Liselott Linsenhoff (In Memorian) teve uma carreira marcada por sucessos nas décadas de 1960 e 1970. Acima de tudo, tem a glória de ter sido a primeira mulher a ganhar medalha de ouro no Hipismo na história dos Jogos Olímpicos de Verão. Nasceu em Frankfurt am Main, Hessen, Alemanha em 24 de agosto de 1927.
A campeã equestre e olímpica de Adestramento faleceu aos 71 anos, em 4 de agosto de 1999, em Juan-les-Pins, Alpes-Maritimes, França. Ao lado do seu fiel escudeiro, o famoso garanhão Piaff, ganhou uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Verão da Cidade do México em 1968 com a equipe da Alemanha Ocidental.
Em seguida, em um de seus maiores feitos, Liselott Linsenhoff foi medalhista de ouro no individual de Adestramento nos Jogos Olímpicos de Verão de München 1972. De maneira idêntica, obteve êxitos em outras edições dos Jogos: bronze individual e prata por equipe em 1956 (Estocolmo); e prata por equipe em 1972.
Liselott Linsenhoff guarda em sua história sucessos ao disputar campeonatos mundiais. Foi, sobretudo, membro da equipe vencedora de Adestramento em 1974. E terminou em segundo lugar no individual em 1970. Além disso, ganhou dois títulos europeus individuais (1969 e 1971) e um europeu por equipe (1973).
Biografia
Filha de Albert Schindling, proprietário da VDO, um estábulo de cavalo de Corrida. Dessa forma, o pai de Liselott produzia tacômetros e criava cavalos. Ela morava em Taunus, uma cidade montanhosa em Hesse, Alemanha.
Torno-se, ao longo do tempo, o mais importante cavaleiro alemão de Adestramento. Ao lado de Josef Neckermann. Em 1975, a família se mudou para a Suíça por razões comerciais, o que levou a desentendimentos com as autoridades financeiras alemãs.
Esse episódio desencadeou em sua aposentadoria. Por tentaram recuperar dela 30 milhões de marcos alemães, irritada com esses procedimentos, Liselott Linsenhoff se aposentou durante os preparativos para as Olimpíadas de Montreal em 1976.
Sua filha, do mesmo modo, Ann-Kathrin, também foi campeã olímpica no esporte equestre.
Acima de tudo, são as mulheres que dominam o Adestramento mundial. A saber, além de Linsenhoff, são damas dessa modalidade Isabel Werth e Charlotte Dujardin. Ao passo que o ranking atual da FEI dispõe de seis mulheres no topo.
Olimpíadas
Como dado curioso, as mulheres foram autorizadas a competir no Hipismo pela primeira vez nas Olimpíadas de 1952, em Helsinque. E só podiam participar das provas de Adestramento. Lis Hatel, da Dinamarca, junto com Liselott Linsenhoff, marcaram época.
Hatel foi medalha de prata Individual em 1952. Similarmente, a primeira Olimpíada que contou com mulheres no Salto foi em 1956, enquanto que no CEE, em 1964. Em toda a história, desde o ouro de Liselott, em apenas uma edição do Jogos o pódio não teve uma mulher presente.
Fonte: FEI, sports-reference, Wikipedia
Crédito da foto: Divulgação/Flickr
Veja mais notícias no portal Cavalus