O que esses termos significam? E qual corte é melhor?

Antes de mais nada é importante escolher o feno certo para o seu cavalo. Contudo, na busca por um de qualidade você provavelmente encontrará diferentes cortes.

Nesse sentido, muitos donos de cavalos se perguntam qual é o melhor: 1º, 2º ou 3º? Entretanto, existem alguns fatores envolvidos na determinação disso!

Para começar, o 1º corte é o primeiro corte de feno do campo no ano. Tende a ser mais grosseiro e com mais grama.

Depois, o segundo corte é geralmente de cor mais verde e tem um cheiro mais doce. E, por fim, o terceiro corte é muito grosso e rico. Mas nem todos os agricultores terão um terceiro corte.

Embora seja difícil dizer se um corte é superior ao outro, recomenda-se tratar cada colheita individualmente. Confira abaixo mais detalhes!

Você vai querer classificar o feno com base no seguinte…

Ervas daninhas: Um campo de ervas daninhas produzirá feno de ervas daninhas. Muitos cavalos viram o focinho ao se depararem com essa combinação. Além disso, as ervas daninhas não oferecem muito valor nutricional.

Maturidade: As chuvas da primavera podem atrasar os agricultores na colheita do seu primeiro corte de feno. Quanto mais alto ele cresce, mais grosso e mais difícil se torna. Também perde valor nutricional ao longo do tempo.

Problemas climáticos: excesso de umidade pode resultar em crescimento de fungos. Você vai querer evitar esse feno, pois pode causar problemas digestivos e respiratórios.

Portanto, é bom inspecionar a sua colheita antes. Você vai querer procurar por mofo, umidade, ervas daninhas, textura, sujeira e insetos. Você pode até executar uma análise do feno para verificar o conteúdo bruto de proteínas, fibras, energia e minerais.

Leia mais notícias no portal Cavalus

Todas as estacas podem resultar em feno de cavalo de boa qualidade! Muitos proprietários de cavalos aproveitam a oportunidade para comprar o 2º.

Se você tem um cavalo sênior, essa pode ser uma boa ideia. No entanto, muitos cavalos se saem bem no 1º corte de feno de qualidade. Geralmente também é mais acessível!

Fonte: Cowgirl Magazine
Crédito da foto: Divulgação