Uma raça compacta nas pelagens castanho, preto e alazão. Pode ser usada para modalidades English ou Western
O Morgan Horse é uma das primeiras raças de cavalos desenvolvidas nos Estados Unidos. Posto que o começo de tudo foi com Figure, o primeiro exemplar. Nomeado mais tarde de Justin Morgan em homenagem ao seu proprietário.
A raça Morgan desempenhou muitos papéis na história americana do século 19. Eram usados com a finalidade de serem cavalos de corrida de arreios – cavalos puxados por carrinhos de duas rodas e um condutor.
Além disso, eram usados como animais de montaria em geral e como cavalos de cavalaria durante a Guerra Civil Americana. Dessa forma, o Morgan Horse influenciou outras raças americanas importantes.
A saber: American Quarter Horse (Quarto de Milha), Tennessee Walking Horse e o Standardbred. Exportado para outros países, o Morgan faz parte da criação do cavalo Hackney, na Inglaterra.
Em 1907, o principal local para se encontrar um Morgan era na US Morgan Horse Farm, perto de Middlebury, Vermont. Em seguida, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos transferiu a fazenda para a Universidade de Vermont.
O primeiro registro de raças foi criado em 1909. Estima-se que existam mais de 175 mil cavalos Morgan em todo o mundo (dados de 2005). A American Morgan Horse Association é a maior associação da raça.
São seus descendentes os cavalos Brunk, Government, Lippitt e Western Working. O cavalo Morgan é relatado ainda em livros infantis e o Justin Morgan foi transformado, assim, em filme da Disney.
Fonte: Wikipedia
Foto: Morgan Horse Guide
Veja outras notícias no portal Cavalus