Mormo será tema da 4ª Temporada do Horse Debates Equestre

“Mormo na justiça” será debatido amanhã, (08/03), por Tibicuera Menna Barreto de Almeida e Werner Riekes, com mediação de Marcelo Mastrubuono

O mormo ainda é uma questão que gera muitas dúvidas entre os criadores e o setor de equinocultura nacional. Recentemente, um exemplar da raça crioulo, a égua TL Joia Rara, diagnósticas com Mormo e que foi salva da eutanásia por uma liminar judicial, foi credenciada ao Freio de Ouro, reacendendo ainda mais a discussão sobre o tema.

O autor da contestação neste caso foi o advogado Tibicuera Menna Barreto de Almeida, um dos convidados da rodada desta quarta-feira (08/03) da 4ª Temporada do Horse Debates Equestre (HDE). Promovida pelo canal Revista Horse TV, o bate-papo moderado por Marcelo Mastrubuono abordará o tema “Mormo na justiça” e terá também como convidado o veterinário Werner Riekes.

Mormo será tema da 4ª Temporada do Horse Debates Equestre
Menna Barreto de Almeida

O doutor Tibicuera é um dos advogados que, com base nesses laudos, conseguiu fazer a Justiça proibir a chamada eutanásia de diversos cavalos. Durante o programa, ele falará como tem convencido os juízes em diferentes casos, que envolvem questões financeiras e também de apego sentimental.

Werner é autor do laudo técnico que está servindo de base na defesa de vários casos que rolam na justiça de animais diagnosticados com a doença e condenados ao sacrifício. No programa, Werner Riekes também falará sobre o medicamento que desenvolveu e que, segundo ele, tem curado animais vítimas do mormo.

Mormo será tema da 4ª Temporada do Horse Debates Equestre
Werner Riekes

“A judicialização do mormo é um problema que vem se arrastando desde quando formam identificados os primeiros casos da doença. Poder ouvir o veterinário que elaborou o laudo que está servindo de base para as defesas na justiça, assim como um dos advogados que está conduzindo vários casos, é uma oportunidade de entender melhor todo o imbróglio do mormo no Brasil, que efetivamente é diferente de toda a literatura da doença no resto do mundo”, afirma Marcelo Mastrubuono, moderador do bate-papo.

O programa será transmitido simultaneamente pelos canais da @revistahorse do YouTube, Facebook e Twitter, e os internautas poderão encaminhar comentários e perguntas no espaço de bate-papo das plataformas. “Será uma oportunidade de as pessoas do meio do cavalo tirarem suas dúvidas, encaminhando perguntas aos entrevistados”, finaliza.

O programa 4ª Temporada do Horse Debates Equestre será transmitido ao vivo amanhã (08/03) a partir das 19h.

Por Camila Pedroso . Redação Cavalus

Fotos: Divulgação / Revista Horse

Leia mais notícias aqui.