Mulheres ocupam cada vez mais espaço na Equinocultura brasileira

Espaço anteriormente dominado pelos homens mudou muito e hoje as mulheres conquistaram o seu lugar e, ainda, assumiram protagonismo em várias áreas que englobam o setor

As mulheres vem conquistando seu espaço no universo do cavalo e alcançando protagonismo e destaque em diversas áreas, uma posição conquistada depois de muita luta e garra, frente aos obstáculos.

A predominância masculina no mundo dos cavalos foi e – até certo ponto – ainda é uma realidade. Por conta disso, as mulheres precisaram driblar as adversidades que vão muito além de uma questão de equidade, e incluem crenças culturais sobre os deveres delas em uma sociedade regida pelo patriarcado e pela dominância masculina.

Por isso, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que é celebrado todo dia 8 de março, o Portal Cavalus preparou uma série especial retratando um pouquinho de algumas histórias de mulheres que conquistaram o seu espaço no mundo dos cavalos e assumiram o comando das rédeas. Elas mostraram que o “lugar da mulher é onde ela quiser” e provaram, na prática, o que muitos estudos apontam: “que negócios que possuem mulheres na liderança obtêm reflexos positivos nos lucros e na produtividade”. Confira!

Cláudia Ceola – Médica Veterinária

Mulheres ocupam seu espaço no universo do cavalo e assumem o comando das rédeas

“Hoje é muito mais tranquilo, mas há 20 anos atrás, quando ingressei como médica veterinária residente do Jockey Clube de São Paulo, era bem diferente. Formamos a primeira turma em que todos os quatro integrantes eram mulheres, antes disso sempre havia pelo menos um homem participando. Foi muito desafiador, pois havia sim, preconceito, e tínhamos que nos posicionar como profissionais, mas com o tempo fomos ganhando respeito e admiração, afinal, os cavalos entravam internados de um jeito e saiam além de curados, muito mais dóceis após este inesquecível ano profissional de minha vida, iniciei meu trabalho como Supervisora Técnica de Equinos na Guabi Nutrição e Saúde Animal, na qual trabalho até hoje”, afirma Cláudia Ceola.

“São 19 anos realizando acompanhamento nutricional dos cavalos de todas as categorias, ministrando palestras e capacitando equipes em haras, hípicas, centros de treinamentos e criatórios pelos estados de SP, MS, PR e SC. Uma vida neste mundo equino onde, atualmente, não mais predominantemente masculino, as mulheres conquistaram seu espaço, mostrando competência e valores. Hoje me sinto confortável e muito respeitada no universo equestre”.

Keyla Polizello Costa, atleta de Três Tambores

Mulheres ocupam seu espaço no universo do cavalo e assumem o comando das rédeas

“Eu acredito que o universo country mudou muito e a mulher hoje ocupa um papel fundamental. Não só correndo nas mesmas modalidades do que o homens, como também as mulheres têm a capacidade de fazer o que o homem faz. O que é o mais legal. A determinação e a garra que as mulheres têm. Eu mesma depois que me mudei para o Texas passei a admirar ainda mais as mulheres, porque aqui elas carregam fardo de feno, arrumam o trailer, viajam sozinhas com carretas gigantes com oito cavalos, sem ajudante. Então, eu passei a admirar mais ainda a mulher ocupando um espaço tão grandioso, dela ser tão forte no quesito mental e emocional. A mulher é inteligente, vai em busca dos seus sonhos de enfrenta as adversidades”, afirma Keyla Polizello Costa.

Mulheres ocupam seu espaço no universo do cavalo e assumem o comando das rédeas

“Eu vejo aqui nos Estados Unidos muitas mulheres fazendo serviço braçal mesmo e em todos os meios, não só no equestre. Então, é uma admiração gigantesca mesmo e um orgulho de estar nesse meio. Era, sim, um meio considerado muito masculino, mas hoje a mulher vem forte aí e firme, fazendo de tudo e tão bem quanto o homem. Mulher é maravilhosa, não tem o que falar. Aqui tem dias que eu estou correndo e vejo as mulheres que tem filhos, elas conseguem correr, cuidar do filho no carrinho, elas conseguem acompanhar o esposo, elas conseguem tocar os animais, arriar e desarrear o animal, dirigir e tomar conta de um haras. É impressionante. Eu fico muito feliz em fazer parte desse meio e estar lutando sendo uma mulher”, finaliza.

São histórias ricas, que mostram toda a luta e perseverança das mulheres frente ai universo do cavalo. Confira amanhã, mais histórias inspiradoras grandes exemplos.

Por Natália de Oliveira . Redação Cavalus

Fotos: Reprodução / Arquivo pessoal / Keyla Polizello / Cláudia Ceola  

Leia mais notícias aqui