Certifique-se de que o cabresto do seu cavalo se encaixa corretamente

O cabresto do seu cavalo é muito justo ou muito solto? Ele fica pendurado no focinho ou aperta o rosto do cavalo, esfregando na crina? Como você sabe se o cabresto do seu cavalo se encaixa ou qual o tamanho que ele deve ter? Estas são todas questões legítimas e é importante ter um cabresto que se adapte ao seu cavalo apenas para o seu conforto e segurança.

Se você usa uma corda, nylon ou cabresto de couro, o ajuste deve ser o mesmo. Os nós devem ficar a cerca de um dedo de distância abaixo do osso da ganacha. Se o cabresto ficar muito baixo, pode causar danos à cartilagem sensível do focinho. Mas não pode ficar muito solto a ponto de o cavalo conseguir coçar e desajustá-lo. Você deve ter pelo menos dois dedos de largura entre o focinho e a mandíbula do seu cavalo.

Há tamanhos básicos para: yearling (potros de um ano), small horse (cavalos pequenos), regular horse (a maioria dos cavalos se enquadra nessa categoria, os tamanhos comuns), large horse (que são os Warmblood – cruzes de sangue quente – ou de tração), e mule (mulas).

O cavalo médio geralmente usa um tamanho normal de cabresto. Se a cabeça do seu cavalo é muito pequena e côncava, ele pode precisar de um tamanho de cabresto menor. Mas, lembre-se de que você não quer que o cabresto seja apertado e desconfortável para o seu cavalo.

Os cabrestos de corda podem ser um pouco mais complicados para se encaixar corretamente. Quando você colocá-lo, não se esqueça de puxar o nó para fixa-lo bem. Posicione o nó logo abaixo das maçãs do rosto para manter o cabresto em posição de não incomodar o seu cavalo.

Caso sobre espaço na área do focinho, é porque a cabeça do seu cavalo é mais alongada. Então, basta ajustar na parte do nó, para que não fique folgado. Ou você pode usar fita isolante para prender ao redor do nó e encurtar um pouco em volta do focinho.

Os cavalos nunca devem ser soltos com um cabresto de corda porque é mais fácil de eles se enroscarem e os cabrestos de corda não arrebenta. Se um cavalo tiver que ser solto com um cabresto, verifique se ele tem uma fita de couro no topo, para que seu cavalo possa arrebentá-la caso ele fique enroscado.

Quando for transportá-lo no trailer, certifique-se de que ele esteja em um cabresto que tenha essa trava de couro para que ele se solte caso fique em situação de perigo. A maioria dos cabrestos para transporte são feitos de couro porque são mais fáceis de arrebentar.

A maioria dos cabrestos de corda são feitos com corda de escalada, que são mais resistentes. Além disso, você quer que seu cavalo fique o mais confortável possível no trailer e não foque puxando a cabeça, lutando contra o cabresto.

Por Julie Goodnight/AQHA
Tradução e adaptação: Luciana Omena e Karol Rodrigues
Foto: AQHA

Escreva um comentário