Rapport é uma palavra francesa, com origem no século 17, que significa “trazer de volta”. No mundo dos negócios, é o nome dado a um relacionamento próximo e harmonioso, em que há empatia e boa comunicação.
Na prática? É aquela sensação boa de se conectar com o outro, conseguir conversar facilmente e com confiança. Não se trata, portanto, de uma técnica de negociação, mas sim de um elemento básico que envolve todo o processo de comunicação.
Ao ter esse rapport, fica mais fácil atender bem o outro, superar obstáculos, entender do que precisam, superar suas expectativas e fechar negócios.
Rapport – conexão
Como já foi dito, o rapport é uma conexão baseada em comunicação próxima, harmoniosa e de confiança entre as pessoas. Segundo os pesquisadores Linda Tickle-Degnen e Robert Rosenthal, o rapport faz com que pessoas compartilhem o seguinte:
Atenção mútua: elas focam e têm interesse no que o outro está dizendo ou fazendo.
Positividade: a comunicação é amigável e alegre, envolta em cuidado.
Coordenação: é aquela sensação de sincronia entre as partes, que envolve também tom, níveis de energia e linguagem corporal parecidos.
E é por isso que utilizar a técnica de rapport junto aos cavalos, facilita o entendimento de como estamos agindo e reagindo, porque o cavalo funciona no trabalho de desenvolvimento humano como em espelho para nós.
O cavalo demonstra e reage a todo momento aos nossos comandos, mesmo sendo comportamentos nossos inconscientes. Por isso, o trabalho com esses animais para desenvolver pessoas é tão poderoso.
Na prática com os cavalos, conseguimos ver com muita facilidade, o que estamos fazendo em nosso dia a dia, como nós resolvemos conflitos e o por quê estamos passando por alguma dificuldade ou problema.
Afinal, o que fazemos em uma determinada área, fazemos em todas as outras. Por isso, aquela história de: ‘Deixe os seus problemas do lado de fora’ – não existe, porque somos um só, em qualquer lugar que estejamos, e assim levamos conosco as nossas emoções, sentimentos e o nosso sistema de entender o mundo.
O que muda é a forma como nós iremos agir diante os problemas e conflitos, opôs entender como estamos vendo o mundo e reagindo a ele.
Durante o trabalho com os cavalos, através da vivência com o meu método Reconexão Cavalos, entramos em um processo de sinergia com os cavalos, da mesma forma que nos comunicamos e nos relacionamos com os outros. Desta forma, a pessoa consegue ver e entender onde está o problema e, a partir desse ponto, ter clareza e fazer o alinhamento necessário, mudando a sua vibração e alinhando-o com o que ela deseja para a sua vida e seus negócios.
Portanto os cavalos naturalmente nos mostram na prática como o processo do rapport funciona, através da sintonia, sinergia e conexão que fazemos quando estamos em vivencia com eles.
Por Anita Parizzi
Fotos: Divulgação/Anita Parizzi
Leia mais notícias aqui.