Old Fred tornou-se famoso por produzir campeões em Corrida

Antes de mais nada, o garanhão faz parte da fundação do Quarto de Milha nos Estados Unidos

Coke T. Roberds sempre manteve a fé quando se tratava de preservar o sangue original do cavalo Quarto de Milha. Nascido no Texas, cresceu como cowboy em Trinidad, Colorado, e começou a criar cavalos no oeste de Oklahoma por volta de 1898. E entre os cavalos que possuía, o garanhão Old Fred era um dos destaques.

E a história desse cavalo começou quando o destino levou Coke Roberds a focar na criação de cavalos. Quando voltou para o Colorado, o criador e cavaleiro experiente cruzou suas éguas ‘Steeldust’ com Old Fred. Só para ilustrar, a linhagem do garanhão remonta a Steel Dust e Shiloh (linha baixa) e Printer (linha alta).

Dessa forma, Roberds costumava dizer que ‘poderia cruzar Old Fred com um vagão de carga e obter um cavalo de Corrida. Ao lado do amigo Si Dawson e da esposa Beulah, o criador investiu na reprodução com esse animal. Também eram donos de outro pilar da raça, Peter McCue, e misturaram as duas linhagens com sucesso.

Um garanhão de fundação da raça Quarto de Milha, portanto, Old Fred nasceu em 1894 no Missouri. O palomino, então, chegou ao Colorado aos 2 anos de idade. Inegavelmente, tornou-se famoso com o destaque dos filhos nas pistas.

Seu filho, Bob H, tornou-se um velocista de recordes e, mesmo hoje, muitos cavalos de Corrida têm seu nome em seu pedigree. Old Fred também era conhecido por produzir cavalos de lida esforçados que resistiam aos rigores do trabalho no rancho.

Além disso, Old Fred também produzia grandes éguas. Quando suas filhas foram cruzadas com Peter McCue, como dissemos, o sucesso foi imediato. Uma dessas éguas foi a Squaw, que venceu 49 das 50 corridas e, depois, foi bem-sucedida como reprodutora.

Fonte: AQHA e Wikipedia
Crédito da foto: Cedida/AQHA Museum

Veja mais notícias no Portal Cavalus