Por mais simples que seja, a organização se torna fundamental para o bom funcionamento de um haras ou centro de treinamento
Para que um cavalo tenha um bom desempenho durante as provas de sua modalidade, é necessário alguns ingredientes. Sobretudo, além do treinamento do animal e do preparo, é imprescindível que haja uma organização no haras.
Dessa forma, José Benedito Marciano, mais conhecido como Ditinho Marciano, destaca que esse é o fator que ele mais preza em um CT/Haras. “Por mais simples que seja o CT, se ele for bem limpinho, as coisas bem organizadas, já se tem uma outra aparência”.
Nesse sentido, Ditinho conta algumas dicas de como organizar um haras sem muita complicação. Confira:
Equipe/Orientação
O primeiro passo para organização do local começa, sem dúvida, pela equipe. De acordo com Ditinho, a equipe de trabalho precisa estar em sintonia com o proprietário do local e com o próprio haras.
Além disso, é necessário que os funcionários tenham uma orientação correta de como se portar na frente de um cliente. Acima de tudo, com o objetivo de sanar todas as dúvidas que o cliente tiver. Bem como cuidar com o trato do cavalo na frente de pessoas que podem não estar acostumadas com o dia-a-dia de um CT.
Limpeza
Um dos princípios fundamentais da disposição do espaço é a limpeza. Seja ela das baias, corredores, etc. Sendo assim, ela deve ser feita duas vezes ao dia.
Os espaços utilizados pelos trabalhadores, competidores e pessoas que frequentam o local, como banheiros, também precisam estar limpos. Se o banheiro for de uso coletivo, feminino e masculino, a limpeza é totalmente imprescindível.
Equipamentos
Dentro do quesito limpeza, entra a organização das selas, freios e bridões. Não deixe nada jogado no chão, os equipamentos devem estar sempre limpos e lubrificados.
Ademais, fique atento nos látegos e contra látegos. Por fim, atenção redobrada para equipamentos de crianças e amadores.
Medicamentos
É fundamental ter itens de primeiros socorros. Para Ditinho, os itens necessários são: soro, anti-inflamatório, remédio para febre e corticoide.
Porém, é preciso ter uma conversa com o seu médico veterinário antes. E, assim, verificar com o mesmo quais medicamentos são essenciais que devem ficar disponíveis no local.
Fonte: AV Comunicação Equestre e Assessoria de Imprensa
Crédito das fotos: Divulgação/CT Ditinho
Veja mais notícias no portal Cavalus