Vi, recentemente, uma matéria muito interessante falando sobre o quanto ganha um treinador, quanto vale seu trabalho, quanto realmente custa.
Então, resolvi falar aqui um pouco da minha profissão: Treinador de Cavalos. As pessoas, às vezes, têm ilusão que treinador ganha muito dinheiro. Estou falando isso de um modo geral. O treinador tem uma importância muito grande, pois além dele treinar e preparar o cavalo, ele é um intermediário para a maioria dos negócios dos proprietários. Entre eles e os filhos, ou entre o competidor e o proprietário, até entre o animal e o proprietário.
Particularmente, acredito muito em cavalo bom, acredito em raça, em pedigree, acredito na estrutura do cavalo, mas também acho que grande parte do sucesso vem do trabalho do treinador. Um profissional experiente vai saber guiar o animal, direcionar o cavalo para uma modalidade, vai saber para qual categoria ele se encaixa, se ele pode ser um craque para correr na Jovem, ou mesmo na Amador ou na Aberta.
Um treinador experiente vai saber falar se vale a pena investir em determinado animal, vai saber conversar com o proprietário e explicar se o cavalo for tardio, mais vale a pena investir, ou se é um cavalo mais precoce.
A maior parte dos esforços quando se pensa em cavalos é em relação à competição, principalmente o Potro do Futuro. Mas, em minha concepção, existem bons cavalos e existem cavalos que foram bem treinados, e nesse pensamento é que eu digo que existe muito cavalo precoce. Existem os cavalos que são velozes, os que dão tudo que tem e se mantém, os que oferecem pouco no começo e vão melhorando com o tempo, e os que não dão muita coisa e permanecem assim.
Para mim, o mais difícil disso tudo é quando a gente achar um craque. E é essa é nossa maior busca. Digo difícil, pois a nossa batalha é diária, nos dedicamos ao máximo. Além de ganhar menos do que as pessoas acham que ganhamos, ainda precisamos nos provar e para isso precisamos ter bons cavalos. Esse que é o maior diferencial e por isso a busca incessante por um cavalo craque.
A visão que tenho desse craque é que as vezes demora alguns anos para chegar a um animal no porte que queremos. Tem aquele treinador que tem experiência e cabeça boa, que sabe pegar um craque e conduzir por muitos anos. Mas a maioria dos treinadores não sabe! Usam o cavalo em uma temporada, em uma prova especifica, e exigem demais dele. Acontece do cavalo perder o entusiasmo e o brilho.
Pedigree, estrutura do cavalo, uma série de coisas que contam muito, podem dizer que certo cavalo é um craque. Mas tem cavalo que não tem linhagem especifica e é esse craque que tanto procuramos. Em alguns casos, ele vem de um trabalho bem feito, que começa com uma boa criação, doma adequada, treinamento bem feito e especifico com as habilidades do cavalo. E aí, quando esse treinador e o proprietário forem abençoados de serem os responsáveis por um cavalo assim, terão muito êxito, com certeza.
Hoje, as competições estão muito disputadas, têm muitos treinadores com volume alto de cavalos e a oportunidade de surgir um ou mais craques nas mãos deles é maior, essa é uma realidade da nossa profissão. Por isso, chega um tempo que aparece disparidade nas apresentações. Até certo ponto, normal, pois quanto mais cavalos o treinador tem para apresentar, mais oportunidade.
Inegável que esse fator eleva o nível das competições. Outro lado disso é que, por ter um volume grande de cavalos na mão, muitas vezes bons animais são descartados. E essa busca pelo craque é essencial, já que na maioria das vezes é esse craque que sustenta o trabalho do ano inteiro.
Um treinador monta em 20 cavalos e não acha aquele que ele considera craque, mas chega no Potro do Futuro e ganha a prova. Depois Congresso, Nacional, e mesmo sem querer, acaba sustentando as baias dele por muito tempo. Esse único cavalo é a busca de muitos, pois é muito difícil um treinador ter ao mesmo tempo uma gama de bons cavalos.
Estamos vendo treinadores que montam bem, laçam bem e apresentam um cavalo com naturalidade, um cavalo que trabalha forte. Como digo, quando se acha um craque, ele vai sustentar a gente por muito tempo. Estimo que a gente ache mais craques, porque são esses craques que vão ser grandes pais e mães do futuro e nós vamos conseguir destinar algumas linhagens, direcionar treinamento, a melhoria da raça.
Nos vemos nas pistas e um grande abraço!
Por Rodrigo de Matos Sobreira