Os melhores do esporte ‘voaram’ em cima dos cavalos em Copa do Mundo

A modalidade volteio leva cavaleiros a apresentações de tirar o fôlego em cima de belos e bem treinados cavalos

O FEI World Cup Vaulting aconteceu de 23 a 25 de março, em Dortmund, Alemanha, entre os melhores do mundo na modalidade. Campeões mundiais de outras edições querendo manter o título, nomes importantes fora da disputa por lesão, deixou tudo mais emocionante. Todo mundo queria o título mais esperado da temporada. O Volteio Artístico é uma modalidade equestre e pode ser definida como ginástica sobre um cavalo em movimento. Estavam em jogo títulos nas categorias Feminina, Masculina e Pas des Deux (duplas).

Kristina Boe

A Alemanha se sentiu em casa, literalmente, e faturou importantes colocações nas três categorias. Kristina Boe garantiu seu primeiro título da FEI World Cup na Feminina, Theresa-Sophie Bresch e Torben Jacobs dominaram a Pas de Deux, e Jannis Drewell fechou a competição na Masculino com uma linda apresentação, sendo coroado campeão pelo segundo ano consecutivo. Cada competidor tinha duas chances, uma rotina livre e outra direcionada.

Kristina Boe fez sua apresentação decisiva inspirada em Star Wars e encantou o público. Ela terminou em segundo lugar nas duas últimas edições (2016 e 2017), então esse título era mais importante do que tudo. Na primeira rodada, ela marcou 8.745 pontos contra 8.821 de Nadja Büttike, sua maior rival. Teve que se recuperar na segunda volta, marcando 8.791 pontos, o maior entre todos. A suíça Büttike teve falhas e não chegou em boa classificação.

Theresa-Sophie Bresch e Torben Jacobs

A bandeira alemã foi levantada pela segunda vez, com Bresch e Jacobs garantindo o seu primeiro título de Pas de Deux juntos – o segundo título de Jacobs – numa demonstração de pura dominação, com 8.337 pontos. Eles maravilharam o público com sua apresentação de Bonnie e Clyde na rotina obrigatória, com levantamentos ousados ​​ligados por intricadas transições e coreografia inigualável. O jovem casal suíço Syra Schmid e Zoe Maruccio garantiu o segundo lugar.

E se ninguém esperava que a Alemanha fosse conquistar mais uma medalha de ouro, veio a competição Masculina e mostrou que era possível. O campeão do ano passado, Drewell, voltou para defender seu título. Quando chegou ao evento, seu animal ficou sem condições de competir e ele quase viu seu sonho ruir. Mas os amigos, outros competidores, emprestaram outro cavalo, e ele fez suas apresentações. Em embate direto com o francês Clement Taillez, realizou sua rotina de Piratas do Caribe com confiança e marcou 8.797 pontos, conquistando o bicampeonato.

As atenções para o Volteio estão agora na expectativa para a formação dos times e as disputas dos Jogos Equestres Mundiais, que acontecem em setembro, nos Estados Unidos. O WEG é uma realização da FEI – Federação Equestres Internacional.

Assista a apresentação de Jannis Drewell:

Por Luciana Omena
Fonte: Hannah Eccles/FEI
Fotos: Gero Meyer / Daniel Kaiser

 

Deixe um comentário