Antes de tudo, nos últimos 30 anos, muita coisa mudou no cenário do Quarto de Milha, uma das mais gratificantes foi o aumento do número de provas e competidores (as) na modalidade de Três Tambores. Provavelmente está, junto com o laço em geral, são as modalidades com maiores números de adeptos.
Assim, podemos destacar a importância da modalidade para a construção e desenvolvimento da raça, já que a modalidade conta com números expressivos de eventos e participantes que contribuem para apurar a raça. Genética se faz em pista.
Então, pensando neste caminho percorrido dos garanhões dos Três Tambores, decidimos analisar os números dos reprodutores para buscar traçar a construções dos garanhões, a fim de pensar hipóteses de como construir um garanhão.
METODOLOGIA
Dessa forma, para este artigo foram utilizados os dados do ranking de reprodutores do Sistema de Esportes ABQM – SEQM, disponibilizado do site da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha.
A amostra contou com os reprodutores pontuados na modalidade de Três Tambores. Então, para o banco de dados foram selecionados os Top 10 de cada ano, dos últimos 30 anos (1991-2020).
Com isso temos os nomes dos reprodutores, o número de pontos como reprodutor e o ano que obteve a pontuação. Destacamos a impossibilidade de comparações entre garanhões de diferentes gerações.
Uma atenção deve ser tomada no interesse de comparar garanhões de diferentes gerações, por exemplo: não podemos dizer que El Zorrero foi melhor ou pior que qualquer garanhão da atualidade, por ter 34 pontos neste período. Isso porque nestes 30 anos temos o início da modalidade, com aumento de provas, animais, participantes e de investimentos em novas linhagens.
DÉCADA DE 90
A década de 90 é marcada por um duelo entre dois garanhões: Brubaker FF e Shady Leo. Brubaker FF é de criação do sr. Fauzet Farha, propriedade de Hélio Edys Delmutti Costa Curta, filho de Trouble Two Times com Katie King Class, encerrou a década no ponto do ranking com 783,5 pontos.
Provavelmente Shady Leo é um dos cavalos mais importantes da raça Quarto de Milha, é base de muitos criatórios, criado pelo Haras 4 Irmãos, tendo como proprietário o sr. Paulo Cesar Rebeis Farha, da Fazenda Caruana. Filho de Shady Apolo Bars com Miss tonta Leo, terminou a década com 779 pontos.
Grande parte destes garanhões tem sua base no trabalho, como o caso do Sabido SKR, de propriedade de Demétrius Jean Kotrozinis, na qual ganhou vários prêmios na modalidade de rédeas, inclusive, segundo o próprio Demétrius, participando de algumas provas na modalidade de laço pé e cabeça.
Parte destes garanhões foram importados dos EUA, principalmente do Spring Creek Farm ou pela própria Swift King Ranch do Brasil. Contudo, com o fortalecimento da modalidade e o aparecimento de novos adeptos, os garanhões nacionais começaram a ganhar força, inclusive com o choque dos animais de trabalho com animais da corrida.
Se podemos resumir a década de 90, serviu para a fundamentação da modalidade, apresentando ao público e trazendo novos adeptos. Inclusive, com o preparo do terreno para receber um novo público: as crianças. Outro ponto a destacar, vários destes garanhões possuem essa pontuação com poucos filhos, como o caso do Sabido SKR, que possui 225,5 pontos com um filho.
Confira amanhã, a segunda parte deste artigo com a análise das décadas de 2000 e 2010.
Colaboração: Luciano Ferreira Rodrigues Filho
Cavaleiro e Pesquisador | Campeira Dom Herculano
Crédito da foto de chamada: Divulgação/Pixabay
Veja outras notícias no portal Cavalus