Promovida pelo Jockey Club de Sorocaba no dia 24 de agosto, palestra também oficializou a parceria com o Dr. Thomas Wolff
Cerca de 130 pessoas, entre criadores, proprietários, treinadores, veterinários, e estudantes de medicina veterinária participaram da Palestra ‘Quarter Horse Clean Sport – O bem-estar animal’, no Jockey Club de Sorocaba.
O encontro foi uma iniciativa do Jockey para divulgar a importância das boas práticas em saúde animal e marcou a parceria da entidade com o Dr. Thomas Wolff, que será o responsável pelos procedimentos veterinários a serem implementados no hipódromo. Ele é referência em veterinária equina no Brasil e no Exterior.
A abertura do evento ficou por conta de Mauro Eli Zaborowsky, presidente do JCS. Após algumas palavras sobre o bom momento que passa a entidade, ele cedeu a palavra ao convidado ilustre do dia.
Dr. Thomas Wolff trouxe novidades aos ouvintes. Após breve apresentação de sua experiência profissional, o representante da Federação Equestre Internacional no Brasil comentou suas primeiras impressões do Jockey Club de Sorocaba. Ele parabenizou a todos pela limpeza da vila hípica, organização geral do hipódromo, e o entusiasmo da diretoria em tornar o Jockey referência em saúde e bem-estar animal.
Iniciou a palestra explicando a importância das práticas saudáveis e o qual caminho a ser percorrido para se alcançar o bem-estar do principal ‘artista’: o cavalo. Segundo ele, a palavra-chave para que este caminho seja percorrido é: profissionalismo. Só assim teremos animais competindo em igualdade de condições, para que sempre vença o melhor conjunto cavalo/jóquei.
Palestra bem-estar animalSalientou a importância de se proteger o animal, e os clientes: proprietários e apostadores. Segundo Wolff, a partir disso, pode-se criar um círculo virtuoso: a boa prática leva à maior credibilidade, que consequentemente, atrairá mais público, mais apostadores, mais investimentos ao Jockey e maior estímulo à criação.
Na sequência, falou sobre a implementação do Projeto Quarter Horse Clean Sport, que conta com o apoio de todos os proprietários do Jockey. São ações de curto, médio e longo prazos. As de curto prazo, que já são viáveis, visam proteger os animais do Jockey. A ideia ter o maior controle do fluxo de animais através de chipagem e documentação obrigatória.
Com essa medida, também é possível acompanhamento de entrada e saída, estabelecimento de horário da Vila Hípica, parceria com laboratório para exames, parceria com laboratórios de antidopagem nacional e internacional, análise periódica da água, além da construção de esterqueira.
Palestra bem-estar animalOutros pontos, de médio prazo, são procedimentos de rotina, como a identificação e exame clínico dos animais inscritos nas corridas e também durante o paddock, controle de ferrageamento, reforma nas cocheiras de isolamento, realização de endoscopias.
A longo prazo, o projeto conta ainda com ações de apoio, como a criação da Divisão Veterinária do Jockey Club de Sorocaba (DVJCS), implantação de plantão veterinário e ambulância durante o horário de funcionamento da raia, local apropriado para necropsia, redondel para doma, piscina e reforma das cocheiras do paddock.
Para a continuidade do projeto 100% antidoping, o Jockey Club de Sorocaba seguirá a mesma base da FEI de substâncias proibidas.
Com a mensagem: “nós, humanos racionais, temos o dever de preservar o plantel equino com as melhores práticas saudáveis”, Dr. Thomas finalizou sua apresentação, exaltando esta iniciativa do Jockey Club de Sorocaba como um belo trabalho de conscientização em que todos só têm a ganhar, beneficiando toda a comunidade quartista e os apaixonados pelo cavalo.
Colaboração: Departamento de Marketing do JCS