Os pôneis estão espalhados por várias ruas do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, onde diversos ambulantes oferecem passeio de pôneis para crianças. Por um preço médio de 10 reais, os jovens visitantes podem ter uma experiência de andar a cavalo.
As “voltinhas de pôneis” são um comércio já estabelecido na Feira e que geram renda extra para trabalhadores, tal como Anderson Lopes, 41, da construção civil, de Bagé (RS).
“Tchê, ele é um bichinho pequeno e as crianças acham ele bonitinho. E a gurizada se diverte bastante”, declara Lopes.
“Foi a São Leonardo que começou tudo isso. Há 30 anos atrás, começamos a trazer animais domados, prontos para ser montados. Com isso, surge a possibilidade de tirar o que se investe em termos de alimentação, cuidados, manutenção dos animais”, afirma o bageense Oscar Collares, 68, criador e expositor de pôneis, da Estância São Leonardo.
Pôneis na Expointer
Participante da Expointer desde 1992, Collares é criador de pôneis há 40 anos e possui uma manada de 60 animais, com participação em diversas feiras gaúchos e nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia.
Este ano, a Expointer recebeu 102 inscritos na categoria, um aumento de quase 31% a mais do que em 2023 na participação de pôneis na feira. “Aqui no Rio Grande do Sul, nós temos cerca de 60 criadores de pôneis e o mercado é sempre promissor”, declara Collares.
Primeiro Nascimento
No domingo (25/08), um momento de alegria no Pavilhão dos Pôneis – e que chamou muita atenção do público – foi o nascimento do filhote de “Elegância de São Leonardo”, uma fêmea de pelagem tordilha andaluza, de três anos. Collares estava emocionado com o pequeno pônei, que foi o primeiro nascimento registrado na 47ª Expointer.
Do outro lado do pavilhão, uma jovem família circulava pelo pavilhão, admirando os animais: João Paulo Queiroz, 23, frentista, com a esposa Francine Vieira, 21, atendente, com os filhos Àgata, de 3 anos, e João Manoel, de apenas três meses.
“São a coisa mais linda e fofos! É a primeira vez que estou vendo pôneis de verdade”, se emociona Francine.
“É bonito! É um animal diferenciado e bem cuidado”, afirma João Paulo.
Sem saber, João Paulo, Francine e os filhos estavam vislumbrando animais de um dos mais antigos participantes da Expointer.
Desde 1953, o pecuarista Vasco da Costa Gama, completando 90 anos, é criador de Pônei e Quarto de Milha, da Fazenda Bom Fim, de Guaíba (RS). “Sou o criador de pôneis mais antigo do Brasil. Em 1944, com apenas 10 anos, junto com meu irmão, eu comprei cinco fêmeas e um macho. Hoje, temos 180 animais”, conta Seu Vasco.
“Antes tínhamos pôneis Shetland (raça originária das ilhas Shetland, localizada no nordeste da Escócia), mas hoje trabalho com pôneis brasileiros. Participo de exposições, com prêmios em todo o Brasil, na Bahia, Pernambuco, São Paulo”, se orgulha o criador.
Sobre a expectativa para esta edição da feira, Gama diz que “Está tudo muito bem. Tem que aplaudir todo o trabalho. O Governo do Estado e a Secretaria da Agricultura conseguiram reconstituir o parque. Está todo mundo de parabéns. Sou só elogios”.
Por: Assessoria de Imprensa/Expointer
Foto: Divulgação/Rodrigo Martins/Seapi
Leia mais notícias aqui.